Cotidiano

Motoristas de aplicativo criam associação para lutar por direitos

Dia 9 de novembro haverá a assinatura da ata geral extraordinária, no Palácio da Cultura, às 15h para o andamento dos trâmites

A luta pelos direitos dos motoristas de aplicativo é uma das justificativas para a criação de uma associação no Estado. A ideia é apoiar e representar motoristas que, cada vez mais, ganham espaço no mercado de trabalho. O crescimento exponencial no número desses profissionais também foi algo relevante para tomada da decisão.

“Vamos cuidar dos interesses desses trabalhadores e daremos suporte a todas eles. Boa Vista precisava dessa associação para auxiliar toda a categoria. Será uma entidade que cuidará dos nossos interesses, oferecendo assessoria jurídica e descontos nas redes credenciadas. Estamos dialogando com vários parceiros”, explica o presidente da Associação dos Motoristas de Aplicativo de Boa Vista (Amapp), Renato Bessa.

Lessa é motorista de aplicativo há um ano e meio e, desde então, luta pela dignidade e direitos da categoria. “Nossa diretoria é representada por motoristas, todos na ativa. Com a associação formalizada, vamos enviar a todas as plataformas um documento solicitando informações sobre o número de motoristas cadastrados. Isto vai nos mostrar uma dimensão mais exata e vai nos nortear na luta por todos eles”, destaca.

Dia 9 de novembro haverá a assinatura da ata geral extraordinária, no Palácio da Cultura, às 15h para o andamento dos trâmites.  

Segundo o presidente, não se tem ao certo o número de motoristas cadastrados em Roraima. O último senso da plataforma Uber, por exemplo, aponta um número de 600 mil motoristas em 2018, em todo país.

SEGURANÇA – Uma das maiores preocupações da associação é o aumento dos casos de violência ocorridos contra motoristas de aplicativos em Roraima. Roubos e homicídios desses profissionais têm sido recorrentes nos noticiários policiais. “Nossa intenção também é oferecer apoio a essas vítimas e familiares. Estamos lutando para tornar isso uma realidade”, pondera.

A Amapp tem sede própria, localizada da avenida Carlos Pereira de Melo, 3603, sala 4, bairro Santa Tereza. Durante a assinatura da ata, na próxima segunda-feira, haverá cadastramento dos motoristas. A taxa é de R$20 mensais e os 250 primeiros profissionais terão isenção das duas primeiras mensalidades e confecção da carteira de associado.

LEIA MAIS  

APÓS MAIS DE UM ANO – Mais de mil motoristas estão cadastrados na Uber em BV