DOCE TENDÊNCIA 🍓

‘Morango do amor’ vira febre e impulsiona vendas de fornecedores e docerias de Roraima

O doce que viralizou nas redes sociais também se tornou febre em Boa Vista

Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV
Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV

Nunca viu, nem comeu, só ouve falar do morango do amor? O doce, que viralizou nas redes sociais, se tornou febre em Boa Vista e tem feito disparar a venda da fruta em docerias, festas juninas e até mesmo entre fornecedores que trabalham diretamente com a distribuição do morango in natura.

Com o aumento repentino da procura, distribuidores precisaram dobrar o volume de caixas e acelerar as entregas. É o que relata um dos pioneiros no ramo de vendas de morango in natura em Boa Vista, Ruan Lima. Segundo ele, em apenas uma semana, a demanda ultrapassou a média de datas tradicionais, como o Natal, considerado o período mais forte para o setor.

“Eu vendo de 300 a 400 caixas por semana. Essa semana, só com o morango do amor, fechei em 600. Ou seja, um lote de 350 caixas que era para durar até sábado acabou em dois dias. Vendi 200 caixas em um único dia”, contou o empresário. “No sábado, uma doceria comprou 20 caixas de uma vez. Meu estoque, que costumava segurar até o meio da semana, esgota antes de segunda-feira”, completou.

A trajetória de Ruan Lima com o morango começou em uma época em que a fruta era bem mais rara na cidade

O reflexo da tendência também chegou às vitrines de confeitarias locais. Em Boa Vista, a loja Mesa Doze, dos empreendedores Mariana Mendes e George Giordani, resolveu apostar no morango do amor há três semanas e hoje mantém produção diária do doce.

Segundo Mariana, a ideia surgiu depois que a loja preparou um arraial. Na ocasião, eles decidiram produzir balinhas vitrificadas com sabores de brigadeiro e logo incluíram os morangos no cardápio, aproveitando o embalo da tendência nas redes sociais.

“Começamos com o tradicional, mas logo fizemos o de beijinho, inspirado na bala baiana, e agora também temos de chocolate e creme brûlée”, contou. “Sempre trabalhamos com variedade de sabores nos nossos produtos, então não dava pra deixar o morango do amor fora disso”.

Mariana Mendes tem investido no novo doce queridinho da internet há três semanas. Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



A aceitação foi imediata, e o doce passou a ser produzido todos os dias na loja. A quantidade é limitada por conta do clima e da própria natureza do produto, que precisa ser feito e consumido no mesmo dia. “O calor e a umidade fazem a casquinha derreter mais rápido, então tudo precisa ser bem planejado”, explicou.

Alta demanda

Por conta da alta demanda, Mariana contou que, em alguns momentos, também precisou recorrer a uma fornecedora parceira para não deixar os clientes sem o doce. “Teve uma semana em que eu tive que pedir de fora para revender, porque não estava dando conta de fazer só aqui. A procura foi muito maior do que esperávamos”, disse.

Morangos in natura são vendidos em bandejas ou na caixa, que contém quatro porções. Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV

De acordo com Ruan, isso se explica porque Boa Vista não possui cultivo em larga escala e depende da importação da fruta. Ele, que acompanha esse mercado há dez anos, relata que o crescimento nas vendas exige ajustes diários na logística.

“A febre começou de uma semana pra cá e tudo está muito acelerado. O medo é que as roças [do Brasil] não deem conta. Ainda não teve aumento de preço porque a safra está boa, mas se continuar nesse ritmo, vai faltar. Aí vem o efeito dominó: acaba na origem, sobe o valor, e a gente já não consegue manter o mesmo volume aqui”, explicou.

Ficou com vontade? Saiba como fazer seu próprio morango do amor em casa

Apesar disso, bateu aquela vontade de experimentar o morango do amor sem sair de casa? A boa notícia é que dá pra fazer com poucos ingredientes. Mas atenção: o segredo está no ponto da calda. Anota aí!

Ingredientes:

  • 10 morangos frescos, lavados e bem secos (de preferência com cabinho)
  • 1 xícara de açúcar
  • ½ xícara de água
  • 1 colher (sopa) de vinagre branco
  • Corante alimentício vermelho (opcional)

Como fazer:

  1. Em uma panela, misture o açúcar, a água e o vinagre. Leve ao fogo médio, sem mexer.
  2. Quando a mistura começar a ferver, adicione o corante e aguarde até atingir o ponto de bala dura (cerca de 145 °C). Se não tiver termômetro, pingue um pouco da calda em um copo com água fria: se endurecer, está pronta.
  3. Mergulhe os morangos na calda com cuidado, cobrindo toda a fruta, e deixe escorrer o excesso.
  4. Coloque sobre papel manteiga untado ou uma superfície antiaderente até esfriar completamente.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.