Moradores do conjunto residencial Vila Jardim, no bairro Cidade Satélite, voltaram a procurar a FolhaBV para relatar o extravasamento recorrente de esgoto nas vias e pátios dos apartamentos. As denúncias apontam que a situação tem se tornado crônica, afetando a saúde e bem-estar dos habitantes. Essa não é a primeira vez que a reportagem recebe denúncias sobre a situação.
Além do forte mau cheiro, os moradores relatam também as condições precárias do esgoto e que estoura em sequência, escoando pelas ruas e formando poças.
O problema acontece de forma recorrente e a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer) é acionada pelos canais de comunicação a cada incidente.
A indignação dos moradores com a falta de solução permanente foi expressa por um morador do Condomínio Pupunha Amarelo:
“É aceitável que seres humanos, cidadãos como quaisquer outros, vivam nessas condições? O fato de sermos beneficiários de um programa social não deve, de forma alguma, ser justificativa para vivermos sem dignidade ou atenção do poder público“, afirmou.
O que diz a Caer?
A Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer) foi procurada e informou, por meio de nota, que uma equipe esteve no local nesta terça-feira, 14 de outubro, realizando a limpeza da rede de esgotamento sanitário na parte que é de atribuição da empresa.
No entanto, a empresa alega que a principal causa do extravasamento na localidade é o mau uso da rede de esgotamento por parte dos moradores. Confira a nota na íntegra:
NOTA
A Companhia de Águas e Esgotos de Roraima informa que uma equipe esteve nessa terça-feira, 14, no residencial Vila Jardim, realizando a limpeza da rede de esgotamento sanitário, na parte que é de atribuição da empresa.
A Caer realiza manutenção da rede de esgotamento sanitário na parte interna do residencial Vila Jardim periodicamente. Contudo, o mau uso da rede de esgotamento, com descarte indevido de lixo, latas, tecidos e outros materiais, tem sido a principal causa de extravasamento na localidade.
A empresa pede a colaboração dos moradores para evitar o uso incorreto da rede, uma vez que esses atos prejudicam toda a comunidade. Os canais de comunicação também estão disponíveis para que os usuários possam esclarecer dúvidas sobre saneamento básico diretamente com a companhia.
Em outra nota, destacam as ações educativas sobre o descarte de lixo e a importância da colaboração da população:
NOTA
A Companhia de Águas e Esgotos de Roraima informa que realiza, de forma periódica, a manutenção da rede de esgotamento sanitário do residencial Vila Jardim. No entanto, o mau uso da rede por parte de alguns moradores, com o descarte indevido de lixo, latas, tecidos e outros materiais, tem sido a principal causa dos constantes extravasamentos registrados na localidade.
A equipe do Núcleo de Meio Ambiente da Caer já esteve diversas vezes no residencial promovendo ações educativas para orientar e sensibilizar os moradores sobre a importância do uso correto da rede de esgoto, visando o bom funcionamento do sistema. Infelizmente, a participação nas ações tem sido baixa.
Diante disso, a Companhia solicita a colaboração e conscientização dos moradores para evitar práticas que comprometam o sistema e causem transtornos à própria comunidade.
A Caer agradece a compreensão de todos e reforça que mantém canais abertos de atendimento para dúvidas e orientações sobre saneamento básico.