Flagrante

Moradores reclamam de mau cheiro provocado por despejo de esgoto em igarapé que deságua no rio Branco

Reportagem flagrou o momento em que esgoto é despejado em igarapé; relato é que mau cheiro tem sido mais forte há pelo menos 10 dias

Reclamações feitas por moradores são frequentes (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)
Reclamações feitas por moradores são frequentes (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)

O despejo de esgoto da Companhia de Águas e Esgoto de Roraima (Caer) no igarapé Caxangá, localizado no Parque do Rio Branco, tem causado mau cheiro na região. A reportagem da Folha BV esteve no local nesta terça-feira (2) e flagrou o momento em que uma das tubulações da Estação Elevatória Caxangá despejava esgoto no curso d’água.

As tubulações lançam os resíduos diretamente no igarapé, que deságua no Rio Branco, principal rio do estado. O problema afeta os moradores da região, como a secretária Jaciara Moreira, que mora em frente ao igarapé, no bairro Calungá, zona Sul de Boa Vista, que afirma que já tentou acionar a companhia várias vezes par resolver o problema, mas sem sucesso.

“O cheiro é bem forte quase o dia todo. Em algumas partes do dia fica menos forte, mas piora principalmente no fim da manhã e lá pras 16h. Já entramos em contato com a Caer várias vezes e esse problema não foi resolvido. Vamos entregar nas mãos de Deus”, conta

Resposta

Em nota, a Caer informou que Estação Elevatória de Esgoto Caxangá está funcionando perfeitamente, e o odor na rede de esgotamento sanitário “geralmente é ocasionado por resíduos domésticos que são despejados de maneira irregular na rede de drenagem”.

A companhia ressaltou ainda que adquiriu novo conjunto de motobombas para serem utilizadas  estação em substituição aos equipamentos, “revitalizando o sistema e reforçando o serviço prestado no município”, finaliza.

O que você está achando da nova FOLHA BV?

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.