Com a finalidade de expandir o acesso da população à prática de exercícios físicos, o Instituto Sabin, de Brasília, firmou uma parceria com a Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV) na implantação da primeira academia ao ar livre do grupo na cidade. Os equipamentos foram instalados na Praça da Amoca, no bairro Caçari, zona leste. Os moradores utilizam a academia como complemento das atividades físicas que já realizam.
A empresária Rita de Cássia destacou que, apesar de já caminhar e pedalar durante a semana, a academia ao ar livre é mais prazerosa, tendo em vista o contato com a natureza, ao invés do ar-condicionado das academias tradicionais.
Quem também apoiou a instalação da academia foi a estudante Márcia Lima. Para ela, o principal ponto positivo da academia é a gratuidade. Ainda que os equipamentos sejam limitados, ela disse que os equipamentos suprem a necessidade.
No local, até crianças usam alguns dos aparelhos enquanto os pais se exercitam. Um morador enfatizou a questão da segurança no local. “Aqui, em Boa Vista, as pessoas reclamam quando não têm as coisas, mas quando ganham, elas quebram. Espero que não aconteça o mesmo aqui”, disse.
A presidente do Grupo Sabin, Lídia Abdalla, afirmou que academia é uma forma que o instituto viu de retribuir à comunidade o fato de escolherem a empresa como prestador de serviços de saúde. Segundo ela, dependendo da aceitação na Praça da Amoca, deverá se expandir para outras praças da cidade que ainda não possuem equipamentos de ginástica.
O laboratório Sabin é uma empresa nacional, fundada há 33 anos, em Brasília (DF). Ele é o principal mantenedor do Instituto Sabin, criado em 2005, como braço social do grupo. Desde então vem desenvolvendo vários projetos sociais, entre eles o da academia de ginástica ao ar livre, um dos primeiros a serem desenvolvidos. (A.G.G)