As fortes chuvas deste domingo, 20, causaram momentos de desespero aos moradores dos bairros Senador Hélio Campos e Cruviana, na zona Oeste de Boa Vista. Em relatos colhidos pela FolhaBV nesta segunda-feira, 21, os moradores contaram que as águas chegaram a invadir as casas, molhando móveis, os deixando sem dormir durante a madrugada.
Moradora da rua Oeste, no Cruviana, há 14 anos, a empresária Nara Letícia, relata que essa é a segunda vez que a água das chuvas invade as casas. A primeira vez foi durante uma forte chuva com vendaval que ocorreu no início do ano. Nara relata, que na tarde de ontem uma equipe da Prefeitura chegou a realizar a desobstrução dos bueiros para escoar a água, mas não foi o suficiente, pois na madrugada voltou a encher de novo.
“Já estava cheio de outra chuva e com a dessa madrugada encheu mais. Ontem nós chegamos a chamar a prefeitura mas não conseguiram desobstruir dois bueiros e a chuva veio mais forte, invadindo a minha casa. A gente fica preocupado com as próximas chuvas, né, como que vai ser”, relata Nara.
Na rua Benjamin Pereira de Melo, no Senador Hélio Campos, a água chegou a invadir as casas. Alguns moradores precisaram de suporte da Defesa Civil para serem resgatados de suas casas. De acordo com a moradora Raquel Silva, o asfalto e o sistema de drenagem só chegam até metade da rua, no restante acumula água e invade as casas.
“Nossas casas ficam isoladas, a água da chuva acumula toda na parte que não tem asfalto e ficamos ilhados em casa. A minha só não alaga dentro porque fiz um baldamen alto aqui. Mas o quintal e as casas dos vizinhos alagam toda”, explicou Raquel, que mora a quase dez anos no bairro.
Outra reclamação é na Avenida Raimundo Rodrigues Coelho, também no Senador Hélio Campos, onde a água cobriu todo o asfalto e chegou a invadir as casas. A FolhaBV esteve no local e constatou a dificuldade no trajeto.
Em todos os bairros, a FolhaBV constatou que são ruas próximas a lagoas e áreas de preservação, que transbordam durante o período chuvoso. A previsão de precipitação para este domingo era de até 50 mm no dia, com alerta amarelo, de chuvas intensas.
Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Obras informou que a rua Oeste, no bairro Cruviana, será contemplada com uma obra de microdrenagem. Por estarem localizadas numa região baixa do bairro Senador Hélio Campos, com inúmeras lagoas naturais ao redor, as vias citadas enchem com as chuvas desse período, o escoamento das águas acaba sendo prejudicado. Confira a nota completa abaixo.
A Secretaria Municipal de Obras informa que a rua Oeste, no bairro Cruviana, será contemplada com uma obra de microdrenagem, onde será feita a interligação em uma rede de drenagem existente na rua Colaterais. A previsão é iniciar os serviços no mês de agosto. Uma equipe da Patrulha da Chuva esteve na região nesse domingo, 20, fazendo a limpeza de bocas de lobo e demais serviços emergenciais para minimizar a situação e facilitar o escoamento das águas.
Sobre o trecho da Avenida Raimundo Rodrigues Coelho, a secretaria informa que é asfaltado e possui rede de drenagem. Por estar localizado numa região baixa do bairro Senador Hélio Campos, assim como a rua Professora Antônia Cutrim, com inúmeras lagoas naturais ao redor, as vias enchem com as chuvas desse período, o escoamento das águas acaba sendo prejudicado, tanto pela rede de drenagem quanto pelos canais naturais.
A Secretaria vem trabalhando na elaboração de um projeto de grande porte para solucionar os alagamentos no bairro.