Cotidiano

Moradores do Sul do Estado recebem serviços gratuitos nesta sexta-feira

A ação ocorrerá na Escola Estadual Padre Eugênio Possamai

Moradores dos municípios de Rorainópolis, São Luiz e São João da Baliza recebem atendimentos gratuitos nesta sexta-feira, 12, na Escola Estadual Padre Eugênio Possamai. Os portões serão abertos a partir das 8h. 

A 1° edição da ‘Defensoria Solidária’ ofertará serviços como exames clínicos, ações de cidadania, lazer, imagem pessoal, documentação, casamento coletivo e atendimentos jurídicos, o carro-chefe da mobilização. Diversas instituições parceiras estarão presentes.

A escola fica localizada na Rua Pedro Daniel da Silva, s/nº, Cidade Nova, Rorainópolis.  As atividades fazem parte da programação alusiva ao aniversário de 23 anos da Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR).

De acordo com o defensor público-geral, Oleno Matos, o evento é uma oportunidade para que o cidadão tenha acesso, em um único lugar, a serviços gratuitos. “Quero convidar toda a população de Rorainópolis e municípios próximos a participar, pois será um dia para as pessoas terem acesso a serviços de qualidade, de forma gratuita”, explicou.

 “O papel da Defensoria é levar cidadania a quem necessita e garantir seus direitos. Estamos muito felizes, pois esta é a primeira vez que conseguimos levar essa atividade para outro município. Este ano, na capital, será realizada a 3ª edição”, complementou Oleno.

JURÍDICO

A ação da DPE-RR oferecerá ao público atendimento jurídico por meio da Defensoria Itinerante, CAPI (Central de Atendimento e Peticionamento Inicial), Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem, bem como Justiça Itinerante. Os serviços englobam as áreas de execução de alimentos, reconhecimento e dissolução de união estável, guarda, alvará judicial, interdição, divórcio, retificação de registros públicos, 2ª via de certidão de nascimento, informações sobre processos cíveis e criminais, mediação de conflitos e demais orientações jurídicas.

Também participarão da ação as instituições parceiras: Instituto de Identificação, com emissão de RG; Sesau, com atendimento clínico geral, oftalmológico, ginecológico e vacinação; Receita Federal, com emissão de CPF; Sebrae, com uma oficina sobre “Mídias Sociais”; Femarh, com entrega de mudas de plantas e frutas; Liga Roraimense de Combate ao Câncer, com exame clínico de mama (mamografia). Também será firmada a parceria com a ALE-RR, Prefeitura de Rorainópolis, Codesaima, Caer, Secretaria Estadual de Educação, Governo de Roraima, entre outros órgãos.

A 1ª edição da Defensoria Solidária no interior encerrará com a realização do Casamento Coletivo Civil de 50 casais, que contará com o apoio da Justiça Itinerante do TJ/RR e do Cartório de Rorainópolis.