
Moradores da rua José Cassimiro da Silva, no bairro Santa Luzia, procuraram a Folha BV para denunciar o transbordamento da rede de esgoto na região. Segundo os relatos, o problema ocorre desde outubro do ano passado e, até o momento, nenhuma medida definitiva foi tomada.
A reportagem esteve no local e conversou com a moradora Talita Oliveira, que relatou as dificuldades de convivência devido ao mau cheiro constante dentro das residências. Ela também afirma que a situação afeta a sua renda familiar.
“O mau cheiro é horrível, a gente já pensou em vender a casa. Ficar aqui na frente? Nem pensar, até dentro de casa mesmo. Temos um ponto de aluguel aqui do lado, dificulta a locação, ninguém suporta”, contou.


De acordo com os moradores, a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer) já foi acionada diversas vezes, mas se recusam em ir até o local.
“Vieram aqui só uma vez, disseram que o problema era de competência deles, mas nunca resolveram. Não adianta a gente pagar empresa terceirizada, o problema é do esgoto. Todas as casas enfrentam o mesmo problema. Todo mês vem a conta de água, taxa de esgoto, mas cadê o serviço?”, reclamou Talita.
Em frente ás casas, onde a água acumulada permanece, é possível observar a presença de vermes e insetos, o que representa risco à saúde dos moradores. A moradora afirma ainda, que procurou outros órgãos, como a Vigilância Sanitária, Procon, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a própria prefeitura, por meio do 156, mas não obteve resposta.
“A gente está sofrendo. Cinco órgãos, a Caer, nenhum deles resolve o problema. Estamos cansados de esperar. Já gastamos com areia, cano, para tentar amenizar por hora, mas não funciona”, desabafou.
Os moradores pedem que providências concretas sejam tomadas para solucionar o problema e garantir condições adequadas de moradia e saúde pública no bairro.
O Outro Lado
A Folha BV, procurou a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima, que por meio de nota, informou que enviará uma equipe técnica ao local para verificar a situação, identificar a causa e solucionar o problema.