Cotidiano

Moradores denunciam sumiço de ambulância no Uiramutã

Segundo moradores, ambulância do SAMU e van do programa Brasil Sorridente sumiram do município após irem para o conserto 

Moradores denunciam sumiço de ambulância no Uiramutã Moradores denunciam sumiço de ambulância no Uiramutã Moradores denunciam sumiço de ambulância no Uiramutã Moradores denunciam sumiço de ambulância no Uiramutã

MARCOS MARTINS

Editorial de Cidades

Morador do Uiramutã, localizado na região norte de Roraima, tem reclamado da falta de ambulância para atender a população na cidade. Segundo o denunciante, a situação ocorre acerca de dois anos com uma viatura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e também com uma van que fazia parte do programa Brasil Sorridente. Esse programa tem o intuito de melhorar o acesso da população a tratamento odontológico de maneira gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ainda conforme o morador que preferiu não se identificar, a ambulância do SAMU quebrou há mais de um ano e nunca retornou. Quanto ao veículo do programa Brasil Sorridente, o morador afirma que está há oito meses sem atender a população. “Ela [ambulância do SAMU] quebrou mais ou menos há 1 ano e dois meses, foi pra conserto e nunca mais a gente viu essa viatura. Sumiu, mandaram para capital para consertar e nunca mais voltou. Aí tem outro veículo do Brasil Sorridente. Eu lembro que era bacana, funcionava e ajudava bastante a comunidade aqui só que tem mais ou menos 8 meses que desapareceu”, afirma.

O morador relata situação de abandono com pacientes que acabam escolhendo ir de veículo próprio sem a ambulância. “Tem vários pacientes em estado grave, doentes que precisam do veículo e estão sendo transportados em carros particulares, de forma totalmente errada, em cima da caçamba de pick-ups de outros moradores e a gente aqui está meio abandonado. Os veículos que eram para nos ajudar não estão servindo. Está sumindo tudo e não sabemos onde estão essas viaturas”, revela ainda.

Segundo o secretário de Saúde do município do Uiramutã, Jeovan de Oliveira, a ambulância do SAMU está em Boa Vista para conserto há um mês devido ser um veículo ultrapassado. “É um veículo problemático e estamos fazendo um sacrifício grande para manter esse veículo rodando. O carro foi adquirido em 2012 e somente foi cadastrado em 2015 no sistema da base do SAMU. Para poder receber esse recurso mensal ele deve estar atuando, fazendo as remoções e gerando ocorrências. Só que se perdeu três anos sem cadastrar esse veículo que agora está na oficina quase um mês de conserto. O município tem uma ambulância e somente se renova frotas do SAMU com cinco anos de uso. Como ele não estava cadastrado devidamente no sistema federal não conseguimos renovar a frota no tempo certo e temos que manter essa ambulância de qualquer jeito até podermos ir atrás de um veículo melhor”, explica o secretário. 

Sobre a van do programa Brasil Sorridente, o secretário de saúde destaca que na semana que vem irá trazer o veículo para Uiramutã. “Foi entregue uma van em 2005 e como é ruim o acesso ao Uiramutã ela ficou parada esse tempo todo. Quando pegamos ela não estava emplacada e toda danificada a parte elétrica, principalmente, por conta da falta de uso. Atualmente uma van está pronta para uso e vou retornar ao município com ela na semana que vem. Vamos adquirir também mais uma van para este serviço”, afirma.

Conforme informações do próprio secretário, Jeovan de Oliveira, o SAMU tem cinco equipes no município e afirma que nunca deixaram de atender as pessoas. “Nós utilizamos veículos da secretaria que são novos para atender todo esse pessoal. Pegamos o município em estado de completo abandono e estamos reestruturando o município desde documentos a estrutura. A ambulância do SAMU está com sete anos de uso e no Uiramutã um veículo dura no máximo três anos e a manutenção dele é muito cara. Mas tem também a questão do repasse do governo estadual que nos anos 2017 e 2018 não foram repassados nenhum recurso para a pasta. Se não fosse o município todas as bases do SAMU estariam fechadas aqui”, afirma ainda.

Em nota, a SESAU informa por meio da Coordenadoria Geral de Urgência e Emergência (CGUE) que o repasse de recurso para o município de 2017 foi pago de janeiro a julho e que o de 2018 foi pago de janeiro a maio. Em 2019, foram pagos de janeiro a maio e que os meses de junho e julho encontra-se no Fundo estadual de Saúde (Fundes) para pagamento.

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