Moradores da comunidade Tatajuba 2, no município de Cantá, denunciam a precariedade de uma ponte de madeira que liga à Vicinal 8. Segundo os relatos, a estrutura de madeira apresenta danos e dificulta o tráfego de veículos principalmente durante o período chuvoso.
Segundo uma moradora, que prefere não ser identificada, a estrutura da ponte impede o transporte de alimentos. A dona de casa, ainda cita que o problema se torna pior em época de chuvas, onde a água transborda e acaba levando partes da ponte, fazendo com que a travessia só seja possível de barco.
“O povo precisa de ajuda em questão de infraestrutura, todo ano é assim. Não tem como atravessar e levar os alimentos. Toda época de inverno fica assim, mas agora a água levou até a ponte”, informou.
Veja vídeo;
O que diz a prefeitura sobre a recuperação da ponte
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura Municipal de Cantá, que, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, informou que a situação está sendo acompanhada e que obras já foram iniciadas no trecho.
Segundo o secretário, Ronald Brasil, a região conta com duas pontes sobre os rios Cojubim e Cachorro, que foram recentemente reformadas e estão em bom estado. O problema atual, segundo ele, é causado pelo alagamento da via, conhecido como “baixão da 8”, onde a vazante dos rios deixa o trecho submerso.
“O serviço está em execução neste momento. Apesar das limitações impostas pelo período chuvoso, seguimos com as etapas que são possíveis. Assim que o tempo permitir, a obra será acelerada”, afirmou o secretário.
A Prefeitura ressaltou que o município possui mais de 2 mil quilômetros de estradas vicinais e mais de 5 mil metros quadrados de pontes. O secretário afirmou que a gestão tem realizado o programa de recuperação de estradas e pontes dos últimos anos, com apoio do Governo do Estado e da bancada federal.