Cotidiano

Moradores de zona rural estão sem sinal telefônico há mais de um mês

A vila Samaúma, localizada na divisa dos municípios de Alto Alegre e Amajarí, com quase 20 mil habitantes, está sem sinal de telefone da empresa Claro, única que oferece o serviço na região, há mais de um mês. Além da vila, mais de 30 fazendas em Alto Alegre também passam pela mesma situação, com ausência de sinal nos telefones rurais.

O advogado e morador da vila, Roberto Fernandes, contou que o sinal da operadora vem apresentando problemas desde o início de 2018, com oscilações constantes de sinal. Entretanto, do início do mês de julho para cá, a ausência do serviço de cobertura é por completa.

“Há mais de um mês que a cidade está com o sinal totalmente desligado na região. Na realidade, o sinal vem sendo precário há seis meses. Com todos os moradores criticando assiduamente o serviço. Entretanto, o que vem ocorrendo na região nesses últimos 40 dias é lamentável. Uma total falta de consideração, que está deixando moradores totalmente isolados por telefone”, relatou.

O morador conta que já procurou a operadora diversas vezes e a informação é que a situação seria averiguada no mesmo dia; e depois o retorno que não há registro de falhas de sinal.

“O que a Claro diz é que não há nada de errado no serviço prestado na região. Eu e meu associado, que também é advogado, possuímos mais de 100 ações tramitando na Justiça, através da comarca de Alto Alegre. Acreditamos que há uma falha no sistema da operadora, por ela não estar conseguindo fazer diagnósticos de nossa situação”, frisou.

O problema não é somente na região da vila Samaúma. O proprietário de fazenda em Alto Alegre, há 27 quilômetros da sede do município, José da Conceição, mora em Boa Vista, mas diz que vem enfrentando muita dor de cabeça com essa situação.

“Eu vou para a fazenda uma vez por semana, e estou a par do que vem ocorrendo. Quando acontece algo que um funcionário precisa falar comigo, ele precisa dirigir até a sede de Alto Alegre para conseguir sinal e me ligar”, contou.

Enquanto falava com a Folha sobre sua situação, ele tentou ligar para algumas das fazendas que existem na região, e o telefone sequer chama e direciona direto para a caixa de mensagens.

CLARO – Em meio às diversas reivindicações recebidas sobre a qualidade do serviço na região, a empresa de telefonia Claro afirmou que está enviando uma equipe de técnicos para avaliar a situação do sinal na vila Samaúma. (P.B.)