Cotidiano

Moradores cobram revitalização de escolas e estradas em Alto Alegre

Documento será entregue ao governador Antonio Denarium (sem partido), pedindo urgência nas melhorias de infraestrutura na região e aplicação de recursos federais

Moradores e lideranças comunitárias de Alto Alegre se mobilizaram para cobrar a revitalização de escolas e de estradas da região, além da aplicação de recursos de emendas federais para melhoria da infraestrutura no município. Um abaixo-assinado deverá ser entregue ao governador Antonio Denarium (sem partido) na próxima semana.

A assembleia entre as lideranças ocorreu no barracão da Igreja Católica São Silvestre na última semana, onde foram questionadas a demora do governo estadual em aplicar os recursos investidos por emenda parlamentar para construção das Escolas Estaduais da Vila Recrear e Vila São Silvestre, bem como celeridade no asfalto da RR- São Silvestre.

O documento será entregue pelas lideranças comunitárias das Vilas Recrear e São Silvestre ao governador. Os representantes também estiveram reunidos com o prefeito de Alto Alegre, Pedro Henrique Machado, o presidente da Câmara de Vereadores de Alto Alegre, Kiko Melo, além dos vereadores, Derivon, Charles e Kuamba para apresentar as demandas.

Segundo o grupo, a promessa das obras vem desde 2019. No ano passado, o atual governo teria também prometido a breve construção unidades de ensino, o que até o momento não ocorreu. Em recente tratativa com a gestão da Secretaria de Educação, o grupo disse que tomou conhecimento de recursos de emenda parlamentar federal, que estão parados nos cofres públicos estaduais.

“Queremos saber dos parlamentares e exigimos uma resposta do governo estadual, sobre o porquê o dinheiro continua parado até hoje e o motivo de ainda não estar sendo aplicado como deveria”, questionam as lideranças comunitárias das duas vilas.  

Outros desafios enfrentados pela população são as condições das estradas que ligam as vilas do município à capital, agravadas no período chuvoso. “É triste saber que existem recursos para melhorias das nossas estradas e que não são utilizados para o benefício do povo. Estamos cansados de sermos usados como objetos eleitoreiros”, argumentaram as lideranças comunitárias.

OUTRO LADO – Sobre os questionamentos dos moradores e lideranças comunitárias, a FolhaBV entrou em contato com o Governo do Estado.

Confira a nota na íntegra:

A Secretaria de Educação e Desporto informa que o Governo de Roraima vai construir os prédios das duas escolas localizadas em Alto Alegre. Os recursos já estão garantidos e foram recebidos via Plano de Ações Articuladas, sistema federal que foi destravado pela atual gestão da Seed, viabilizando o recebimento de recursos para execução de diversos programas federais.

Esclarece que na Vila Recrear será construída uma escola com seis salas de aula e quadra. Os recursos foram destinados por meio de emenda parlamentar do deputado Federal Ottaci Nascimento na ordem de R$ 2.262.695,95.

Quanto a Vila São Silvestre, esta também será contemplada com a construção do prédio da Escola Estadual Maria Francisca da Costa Morais com seis salas de aula e quadra, também com recursos de emenda parlamentar do deputado federal Ottaci Nascimento na ordem de R$ 1.908.603,27.

Informa que os processos via PAR demandam procedimentos burocráticos que precisam ser respeitados dentro do SIMEC (Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle). As obras já foram aprovadas pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e a Seed aguarda a liberação do Termo de Compromisso a ser emitido pelo órgão. Deve-se respeitar todo o trâmite burocrático, conforme determina a Lei.

Esclarece que somente após a assinatura do Termo, a Seed poderá realizar a abertura de processo licitatório o qual será executado pela Seinf (Secretaria de Infraestrutura).

E sobre rodovia São Silvestre, a Secretaria de Infraestrutura informa que o projeto está em análise na Sudam (Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia) órgão responsável pelo orçamento para execução dos serviços.

Informa ainda que a previsão para o parecer de aprovação do projeto, seja até o final do mês de junho. Após aprovação, será feito o processo de licitação.