Cotidiano

Moradora de Bonfim diz que prefeitura não recolhe entulhos há três meses

A mulher afirma que a prefeitura não recolheu os entulhos por falta de caminhão para fazer a coleta e que já faz três meses. Segundo ela, o serviço de coleta está comprometido em toda a sede do município.

Uma moradora da rua Aluízio de Meneses, no Centro do município de Bonfim, região Leste do Estado, cerca de 130 quilômetros da Capital, procurou a Folha na tarde desta quarta-feira, dia 29, para denunciar que a Prefeitura não faz coleta de entulhos há alguns meses, além de afirmar que o motivo da suspensão do serviço é o fato de os caminhões da coleta de lixo e entulhos estarem quebrados.

“Estou denunciando porque em frente a minha casa tem um entulho de galhadas há três meses e o lixo na rua é uma coisa séria aqui em Bonfim. Por onde se anda, se enxerga lixo e entulho. Alguém precisa fazer alguma coisa para melhorar nossa situação. É muito feio andar pelas ruas e encontrar sujeira”, disse a dona de casa.

Conforme a denunciante, os caminhões que fazem a coleta do lixo e das galhadas estão todos quebrados. “Quem quiser confirmar, basta ir à garagem da Prefeitura, onde tem vários caminhões parados, em manutenção. Enquanto isso, a população fica com a frente de suas casas sujas. Tem casos, como o meu, que as pessoas limparam o terreno ao lado, deixaram as galhadas na beira da rua e até agora ninguém passou para recolher”, detalhou.

Quando questionada se procurou a Prefeitura para fazer reclamação, a mulher afirmou que esteve na sede da administração municipal e descobriu que não havia previsão para que a limpeza ocorresse. “Enquanto isso junta insetos e ratos. Esse não é um problema só da minha rua, mas da cidade toda. Eu sei que tem gente que não se preocupa com essas coisas, mas eu me preocupo e peço providências da prefeitura”, cobrou.

A reportagem da Folha procurou a Prefeitura de Bonfim para que se manifestasse a respeito dos fatos relatados na denúncia e, em nota, respondeu que a coleta de resíduos sólidos segue regular, sendo feita duas vezes por semana, de acordo com o calendário de limpeza urbana.

“Quanto ao recolhimento de galhadas, esse serviço é realizado de acordo com a demanda, sendo a população comunicada com antecedência. No entanto, é preciso conscientizar os moradores sobre a importância da limpeza da nossa cidade. É comum que logo após a coleta, sacos de lixo sejam jogados nas ruas. O mesmo ocorre com as galhadas. Há moradores que fazem a poda das árvores, sem comunicação prévia à Prefeitura, e jogam todos os galhos nas ruas. Limpeza urbana é responsabilidade de todos”, destacou a nota da Prefeitura.