A tradicional Missa do Galo, conhecida como Missa da Noite, será realizada no dia 24 em três igrejas base da paróquia de São Francisco este ano. Simultaneamente, às 19h30, a celebração eucarística acontecerá na matriz São Francisco das Chagas e na Igreja Nossa Senhora Aparecida, ambas na zona Norte da Capital. Às 21h, a missa ocorre na Igreja São Mateus, no bairro Caçari, zona Leste.
Conforme o pároco da igreja de São Francisco, padre Mário Castro, a Missa do Galo é a celebração que narra o momento do nascimento de Jesus. E apesar de principal, a programação natalina mais intensa ocorreu durante a semana que antecede o Natal, com celebrações e novenas nos diversos bairros da paróquia junto à comunidade. Além da Missa da Noite, a paróquia também apresentará o Auto de Natal.
Ele informou que já foi realizada uma cantata, mas que optaram este ano pela encenação do nascimento, que será contada com coral e banda. O padre destacou que o Natal é um momento importante tanto para a igreja como para as famílias. “Muita gente até reclama que é só nesse tempo que falamos sobre o assunto, mas quem frequenta a igreja sabe que toda a pregação, a partir do evangelho, é em cima da solidariedade, justiça e amor ao próximo”, frisou.
Segundo o padre Mário, as comunidades – igreja e pessoas que participam – realizam um trabalho de assistência e ajuda às famílias com tudo o que podem, mas é no Natal que concentram o maior número de forças, considerando a disponibilidade de doação. Atualmente, a paróquia possui um grupo com 120 jovens que estão próximos da igreja e um grupo de 50 a 60 pessoas que se envolvem mais a fundo.
“Sinto admiração por eles, que não têm medido esforços. Contamos com o momento, que é especial, e o Auto de Natal tem essa finalidade, que também é arrecadar donativos, como cestas básicas, brinquedos e roupas”, disse. Para o padre, a encenação vai dar maior intensidade às celebrações dos dias 24 e 25 por ser um diferencial da paróquia, tornando o Natal mais importante.
O padre Mário reforçou o convite à população e a importância de levar crianças às celebrações. “É um ambiente familiar e seguro porque só tem pessoas ligadas a igrejas. Dá para se sentir bem junto a outras famílias e fazer uma confraternização bem bonita. Quem quiser participar deste momento, está convidado para o Auto e para as missas dos dias 24 e 25” finalizou.
AUTO DE NATAL – Conforme já noticiado pela Folha, hoje, 23, acontece o 2º Auto de Natal da Paróquia São Francisco das Chagas, às 19h30, no Salão Santa Maria, na avenida Capitão Júlio Bezerra, ao lado da igreja. A paróquia estará recebendo doações de alimentos não perecíveis, roupas e brinquedos, que serão entregues aos imigrantes venezuelanos e famílias carentes no dia 25.
NATAL – No dia 25, às 7h30, será realizada uma missa na paróquia São Francisco. À tarde, as missas ocorrem às 17h, na Igreja São Pedro; às 18h, nas Igrejas Nossa Senhora de Aparecida; e São Francisco, às 18h30. (A.G.G)