Cotidiano

Ministro da Saúde deve vir a Roraima para definir ações emergenciais de saúde

O Ministro da Saúde, Ricardo Barros, poderá vir a Roraima ainda este mês para definir, junto ao Governo do Estado, as ações de emergência na saúde pública do Estado. A informação foi repassada pela secretária de Gestão Estratégica e Participativa, Gerlane Baccarin, durante o Encontro para Construção de Estratégias de Promoção de Cuidado à População Migrante em Roraima. O evento está sendo realizado com representantes do ministério e secretarias estadual e municipal de Saúde, bem como diversas entidades ligadas à promoção da saúde, para discussão do Plano de Resposta à Emergência em Saúde Pública, elaborado pelo Governo do Estado.

Com o evento, espera-se que sejam discutidas ações de emergência a serem implantadas no Estado e estratégias para promover o atendimento à demanda advinda da Venezuela, sem prejudicar o atendimento à população de maneira geral. Conforme Gerlane, com a publicação do decreto de emergência em saúde pública, no dia 6, é possível desenvolver soluções que diminuam os impactos na saúde do Estado. A secretária disse que todo o trajeto migratório está sendo acompanhado por uma equipe do ministério para que a situação seja conhecida de maneira mais ampla e profunda.

O Representante da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Gerardo Alfaro, disse que a instituição vai dar todo o apoio para que as necessidades na saúde do Estado sejam atendidas. “O maior desafio é manter o equilíbrio no atendimento às populações roraimense e venezuelana que se mostram fora dos padrões normais. Temos experiência nas fronteiras e vamos contribuir no fortalecimento dos trabalhos”, enfatizou.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.