Cotidiano

Ministério renova concessão da CERR

Ministro Fernando Coelho Filho publicou nova decisão no Diário Oficial do dia 23 de setembro de 2016

Ministério renova concessão da CERR Ministério renova concessão da CERR Ministério renova concessão da CERR Ministério renova concessão da CERR

O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, prorrogou novamente a concessão da Companhia Energética de Roraima (CERR), desta vez até a zero hora do dia 1º de janeiro de 2017. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União. Em agosto, o ministério havia indeferido o pedido de prorrogação da concessão, impedindo que a empresa fornecesse energia aos 14 municípios do interior e transferindo a responsabilidade para a Boa Vista Energia.

A Cerr foi fundada em 1969.  Em 1989, sofreu uma cisão, passando a fornecer energia somente para o interior e a Eletronorte (que depois virou Boa Vista Energia) passou a atender apenas a Capital, Boa Vista. As duas empresas sempre encontraram dificuldades financeiras porque individualmente o mercado se mostrou inviável para ambas. Estudo da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu pela fusão da Cerr e da Boa Vista (hoje Eletrobras Distribuição Roraima).

A federalização da Cerr foi a saída encontrada e a gestão de Anchieta Júnior (PSDB) fez um acordo de acionistas com a Eletrobras, que passou a gerir a Cerr de forma compartilhada, inclusive nomeando o presidente da empresa. Um empréstimo de R$ 600 milhões foi feito para sanear a companhia, o que não ocorreu até dezembro de 2014.

A política do Governo Federal para o setor agora é pela privatização das concessionárias, inclusive da Eletrobras Distribuição Roraima, que, a partir da extinção da concessão da Cerr, ficará com todo o mercado consumidor do Estado.

Para o governo, essa medida causa enorme prejuízo ao Estado, que tem patrimônio em todos os municípios e quase 700 empregados que serão demitidos sem direitos trabalhistas.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.