Cotidiano

Mini cartilha combate racismo contra povos indígenas

Projeto foi desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR); documento está disponível para download

Mini cartilha combate racismo contra povos indígenas Mini cartilha combate racismo contra povos indígenas Mini cartilha combate racismo contra povos indígenas Mini cartilha combate racismo contra povos indígenas

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR) divulgou nesta quarta-feira (4) o lançamento da mini cartilha ‘Antirracismo Indígena’. O material foi disponibilizado gratuitamente para download.

Acesse aqui a mini cartilha.

O material é um resultado do projeto “Racismo e suas implicações nos povos indígenas de Roraima. Percepções de estudantes do IFRR nos campi Amajari e Boa Vista Zona Oeste”, desenvolvido ao longo de 2022.

A pesquisa foi coordenada pelo professor Marcos Oliveira e desenvolvida junto com o estudante bolsista indígena do Campus Amajari, Renato Gabriel Francisco. Marcos explica que o objetivo foi investigar a existência de racismo com os povos indígenas, em particular, com os e as estudantes dos campi Amajari e Boa Vista. A partir das primeiras etapas de execução do projeto, já foi possível produzir o material, criado no sentido de ajudar estudantes indígenas e não indígenas a lidarem com o racismo no IFRR, ampliando esses conhecimentos para população em geral.

“Gostaríamos de disponibilizar esse material para todos e todas que quiserem conhecer. Esperamos que de alguma maneira possamos contribuir para uma relação mais igualitária na nossa comunidade acadêmica e para a promoção de uma instituição antirracista”, ressaltou Oliveira.

O projeto de pesquisa deverá ser finalizado ainda em 2023, após a execução da última etapa, que será a aplicação de um questionário a estudantes indígenas dos dois campi envolvidos na pesquisa.

O trabalho contou com o apoio do Programa de Incentivo à Pesquisa Aplicada – Docente (Pipad) do IFRR.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.