Milhares de fiéis nesta quarta-feira, dia 12, participaram da 104ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida, que este ano teve como tema: “Cheia de graça, o Senhor é contigo. Bendito o fruto do teu ventre, Jesus!”. A data é feriado nacional em homenagem à padroeira do Brasil.
A procissão é tradicional na Capital e ficou dois anos sem ser realizada, devido à pandemia de Covid-19.
Pela manhã, os fiéis participaram às 5h da manhã da primeira Missa solene e em seguida a primeira edição do “Pedalando com Maria”, onde percorreram 7km com a imagem de Nossa Senhora da igreja de Aparecida até o centro de Boa Vista.
Procissão de Fé

“O Dia de Nossa Senhora Aparecida é o maior momento de devoção popular em Boa Vista. Quem caminha com ela não tem caminho ruim e nem estrada difícil. A caminhada com Nossa Senhora Aparecida tem o caráter da gratidão das bênçãos e graças recebidas, e representa o reconhecimento do amor de Deus que olha amorosamente pelos mais fragilizados de nossa sociedade”, explicou em conversa com os fiéis durante uma das celebrações.
Este ano, a caminhada começa na igreja de Nossa Senhora Consolata, no bairro São Vicente, e a procissão começou às 17 horas com orações e confissões pelas ruas e avenidas de Boa Vista, seguindo até a igreja de Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro de mesmo nome, na zona Norte.
Durante o trajeto, alguns moradores ficavam nas portas das casas, aplaudindo o cortejo, quando o andor com a santa se aproximava das residências. Outras se incorporavam à procissão.
O domingo em Boa Vista foi marcado, então, por um cenário marcado pela fé de milhares de pessoas que, portando bandeirinhas, imagens da santa, terços e velas. Segundo a organização do evento, mais de 5 mil fiéis participaram da romaria.
A procissão terminou com a celebração da missa, às 20h30, na reitoria da igreja de nossa Senhora Aparecida.
Após a missa, os fiéis podem participar de mais uma comemoração na Praça de Alimentação da igreja, fechando a programação do Dia de Nossa Senhora.
Fiéis falam das bênçãos que receberam

“Uma alegria para nós católicos depois de dois anos poder voltar na procissão de Aparecida. Graças a Deus”.
A servidora pública Lúcia Lopes também falou da emoção de voltar a homenagear Aparecida.
” Esse ano graças a Deus deu tudo certo e nós estamos aqui pagando nossas promessas, Eu tive um câncer de mama em 2015 e estou aqui só para agradecer a ela por ter me ajudado, né? A ter obtido essa graça. Eu venho com a manta para homenagear Nossa Senhora da Aparecida, por esse momento tão especial que nós estamos passando”