Desde a sua criação, em 2024, o CETRO BV já processou 3.500 toneladas de resíduos orgânicos. (Foto: Divulgação)
Desde a sua criação, em 2024, o CETRO BV já processou 3.500 toneladas de resíduos orgânicos. (Foto: Divulgação)

O primeiro Centro de Compostagem e Tratamento de Resíduos Orgânicos (CETRO BV), implantado em Boa Vista, participará no dia 20 de novembro da COP30. A iniciativa busca compartilhar novas práticas sustentáveis e ambiental para o mundo.

Com o tema “Experiência Concreta e Bem-Sucedida do Primeiro Centro de Coleta e Tratamento de Resíduos Orgânicos na Amazônia Legal”, a palestra será apresentada às 17:30 no Amazon Climate Hub do Instituto Arayara, em Belém (PA). O painel debaterá sobre sua atuação, demonstrando como políticas públicas estruturadas podem gerar impactos ambientais e sociais significativos.

O Centro tem como objetivo, transformar transformar resíduos orgânicos em adubo de alta qualidade destinado à agricultura familiar, processando restos de alimentos e material de poda, reduzindo o volume enviado ao aterro e fortalecendo a sustentabilidade no município.

Juliana Leitão, presidente da Associação Amazônia Ecologia Integral, conta que a experiência do Cetro, já é referência na Amazônia.

“A nossa experiência já é referência na Amazônia. Mais do que uma iniciativa ambiental, o CETRO-BV representa um modelo de economia circular, demonstrando que é possível fechar o ciclo dos resíduos de forma eficiente e sustentável”, enfantizou.

Participação na COP30

Na COP30, o modelo do CETRO BV será apresentado como uma solução escalável para a gestão de resíduos na Amazônia, reunindo governos, instituições de cooperação internacional e sociedade civil para promover sua replicação e fortalecer a governança climática e a economia circular na região.

O painel será debatido por Fabrizio Pellicelli (Presidente da AVSI Brasil), Juliana Leitão (Presidente da Associação Amazônia Ecologia Integral, Cezar Riva (Secretário da Agricultura e dos Assuntos Indígenas de Boa Vista) e Victor Argentino (Representante do Instituto Pólis) com transmissão ao vivo pelo YouTube, no canal oficial do Instituto Internacional Arayara.

Sobre o Cetro

Primeiro Centro de Compostagem e Tratamento de Resíduos Orgânicos, liderado pela AVSI Brasil e Associação Amazônia Ecologia Integral (AAEI), com apoio da União Europeia e Prefeitura de Boa Vista, o projeto integra refugiados venezuelanos, indígenas e agricultores locais em sua operação. 

Desde a sua criação, em 2024, o CETRO BV já processou 3.500 toneladas de resíduos orgânicos, evitando pro aterro e reduzindo 2.695 toneladas de CO₂e. Produção 45 toneladas/mês de adubo orgânico, aumentando em 40% a produtividade agrícola local.