'SEM ÁGUAS DE MARÇO'

Pancadas de chuva devem atingir região Norte, exceto Roraima

O estado ainda deve registrar temperatura próxima à 35ºC nesta quarta (20)

Rio Branco enfrenta estiagem desde o início do período de seca intensa. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Rio Branco enfrenta estiagem desde o início do período de seca intensa. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

A região Norte deve registrar pancadas de chuva durante as duas últimas semanas deste mês de março, exceto o estado de Roraima. A previsão consta no Boletim nº10/2024 do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), publicado nessa segunda-feira (18).

O boletim destaca que entre os dias 18 e 25 de março, a semana poderá apresentar grandes acumulados de chuva, que poderão ultrapassar 100 milímetros (mm), especialmente no centro-norte do País. Uma “combinação do calor e alta umidade, além da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT)” têm influenciado no extremo norte do Brasil, provocando chuvas intensas. O que não tem atingido Roraima, que sofre com uma estiagem intensa.

“Para a Região Norte são previstas pancadas de chuvas, […] principalmente em áreas do Amazonas, Pará, Rondônia e Tocantins. Não estão descartadas a ocorrência pontual de chuvas mais intensas, acompanhadas de rajadas de vento e trovoadas”, informou o Inmet.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Já a previsão de chuva para a segunda semana, entre os dias 26 de março e 03 de abril, o Inmet destacou que poderá apresentar volumes de chuva maiores que 90 mm nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. “São previstos acumulados maiores, mas principalmente, em áreas do Amazonas, Amapá, Pará e Tocantins”.

Temperatura

Até o dia 25, as temperaturas ainda devem elevadas no Brasil, mas sem sinais da onda de calor que afetou o país na última semana. Para Roraima, o Instituto destacou que na próxima quarta-feira (21), a temperatura pode chegar aos 35ºC.