Onça-parda foi vista na avenida Jaime Brasil. (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)
Onça-parda foi vista na avenida Jaime Brasil. (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)

A Onça-parda reapareceu no Centro de Boa Vista na manhã desta segunda-feira (20). Segundo informações do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima, eles foram acionados por volta das 09h30 da manhã para atender a ocorrência na avenida Jaime Brasil. Ao chegar no local, o animal já não se encontrava. 

As buscas foram iniciadas pela equipe de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros com o auxílio de drones e dos cães, porém a suçuarana não foi localizada após averiguação geral na região. 

Capitã do Corpo de Bombeiros Militar, Ticiany Pinheiro (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)

A capitã do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima, Ticiany Pinheiro, explica que a operação de resgate será realizada em conjunto com outros órgãos ambientais e detalha como ocorrerá o procedimento após a captura do animal.

“Vamos montar uma força tarefa juntamente com o Exército, IBAMA e o CETAS com o auxílio de armadilhas para a gente tentar apreender. Quando ela for apreendida, será levada para o CETAS, para os veterinários avaliarem as condições de saúde. Após, quando estiver em condições será solta novamente na natureza”, disse.

O médico veterinário, Felipe Ferreira, conta as possíveis suspeitas para o retorno da onça. 

“Animais domésticos que circulam pelas casas ou pela rua mesmo, acaba se tornando alimentação para um animal que não está encontrando passagem para retornar para a natureza, né? De alguma forma, que a gente viu da primeira vez quando ela retornou para o rio, tentou adentrar a mata e por algum motivo ela retornou. Mas para ela estar esse tempo todo, há duas, três semanas ainda aqui, é sinal que ela está sem encontrar alimentação no seu habitat”, explicou.