Um dos principais lazer dos moradores de Boa Vista durante o verão é se refrescar nas praias, rios e igarapés da capital. No entanto, dados da Prefeitura revelam que as equipes de limpeza recolhem, em média, 2.600 kg de resíduos por semana nas áreas terrestres, além de cerca de 300 kg diariamente nas águas.
O maior volume de resíduos é recolhido às segundas-feiras, devido ao aumento de pessoas nas praias no fim de semana. “Esses resíduos chegam aos igarapés, tanto pelas águas da chuva quanto pelas tubulações de drenagem“, disse o prefeito Arthur Henrique.
O prefeito destacou as praias do Cauamé, Curupira, Polar, Caçari, Cachoeirinha e Praia Grande, como umas das mais visitadas.
“Muita gente aproveita os finais de semana, mas esquece de recolher seus resíduos. Se cada um fizer a sua parte, esse problema diminui. Cuidar da cidade é dever de todos”, finalizou.
O cronograma de limpeza prevê atendimento às praias às segundas, terças e sextas-feiras, enquanto a coleta fluvial percorre às margens dos rios Branco e Cauamé de segunda a sexta-feira. Exemplos de materiais recolhidos que prejudicam a preservação do meio ambiente são garrafas de vidro, latas de alumínio e sacolas plásticas.