
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira, 10, que o Brasil pode precisar ampliar o percentual de áreas demarcadas para povos indígenas, atualmente em mais de 13% do território nacional. A declaração foi feita durante a abertura da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), realizada em Belém (PA).
“É fundamental reconhecer o papel dos territórios indígenas e de comunidades tradicionais nos esforços de mitigação. No Brasil, mais de 13% do território são áreas demarcadas para os povos indígenas. Talvez ainda seja pouco. Uma transição justa precisa contribuir para reduzir as assimetrias entre o Norte e o Sul Global, forjadas sobre séculos de emissões. A emergência climática é uma crise de desigualdade. Ela expõe e exacerba o que já é inaceitável”, declarou o presidente.
O governo federal tem defendido que a COP30 seja marcada pela efetivação de políticas climáticas e pela valorização dos povos que vivem na Amazônia. Entre as propostas apresentadas está a ampliação das áreas de conservação e o fortalecimento das comunidades tradicionais, especialmente indígenas e ribeirinhas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE