Foto ilustrativa da espécie Canário-da-terra. (Foto: blog petz)
Foto ilustrativa da espécie Canário-da-terra. (Foto: blog petz)

127 canários-da-terra apreendidos no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, foram repatriados pelo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). 

Os animais haviam sido apreendidos pela Polícia Federal no momento em que seriam transportados para Guarulhos (SP), com destino ao comércio ilegal de fauna silvestre. Após análises técnicas indicarem que as aves não são nativas do território brasileiro, elas foram devolvidas à Venezuela.

Os canários foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Amazonas (Cetas/AM), onde passaram por avaliação clínica e monitoramento sanitário. 

Com apoio de pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e da Polícia Federal, foram realizadas análises morfológicas e de isótopos estáveis, que confirmaram a origem venezuelana das aves.

Diante do laudo, o Ibama descartou a possibilidade de soltura em território brasileiro, por risco de desequilíbrio ambiental. A partir disso, o órgão iniciou articulação técnica e diplomática com autoridades ambientais da Venezuela para viabilizar o retorno dos animais ao país de origem.

Equipes do Ibama, com apoio de instituições parceiras, atuam na repatriação de canários-da-terra apreendidos, devolvidos à Venezuela. (Foto:Divulgação/Ibama).

A entrega dos 127 canários-da-terra às autoridades venezuelanas ocorreu na última quinta-feira (11), encerrando o processo de repatriação. Segundo o Ibama, a ação integra o combate ao tráfico de fauna e reforça a cooperação internacional para garantir a destinação ambientalmente adequada de animais silvestres apreendidos.