Cotidiano

Matrículas no Sisu vão até dia 7

Matrículas no Sisu vão até dia 7 Matrículas no Sisu vão até dia 7 Matrículas no Sisu vão até dia 7 Matrículas no Sisu vão até dia 7

O primeiro dia de matrícula dos aprovados pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu) foi tranquilo: durante a manhã, 63 candidatos haviam comparecido no Espaço Pedagógico Professor Pablo Costa, no auditório do Bloco das Ciências Biológicas. A entrega dos documentos funciona das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30, fechando no fim de semana.

A diretora do Departamento de Registro e Controle Acadêmico da Universidade Federal de Roraima (DERCA-UFRR), Acácia Duarte, acha a quantidade dentro da normalidade, pois o costume da população é de deixar para a última hora a matrícula. “Ainda faltam a segunda e a terça-feira para as matrículas”, frisou.

É possível garantir a vaga mesmo se o estudante não estiver em Boa Vista. Acácia Duarte ensina que um procurador deve ser habilitado pelo candidato para representá-lo. Cópias de todos os documentos devem ser enviadas e autenticadas em cartório. “Mas, até o momento, não tivemos problemas com ausência de candidatos nem pessoas que chegaram aqui com documentos faltando”, disse. A relação pode ser conferida no edital: ufrr.br/cpv.

TURMAS – O Sisu 2017 teve 741 vagas em 38 cursos da UFRR: 40 vagas em Ciências Contábeis; 25 em Engenharia Civil, Direito, História, Medicina Veterinária e Música; 23 em Artes Visuais e Química (Licenciatura); 24 em Secretariado Executivo; 20 em Administração, Agroecologia – Tecnólogo, Agronomia, Antropologia, Ciência da Computação, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Comunicação Social – Jornalismo, Enfermagem, Física, Geologia, Geografia (Licenciatura), Matemática, Psicologia e Zootecnia.

Outras 19 vagas ficaram nos cursos de Engenharia Elétrica e Relações Internacionais; 16 em Medicina; 15 em Ciências Biológicas, Matemática (Bacharelado) e Letras – Habilitação em Libras; 13 em Letras – Habilitação em Português; 11 em Letras – Habilitação em Espanhol; 10 em Geografia (Bacharelado), Letras – Habilitação em Inglês; 8 em Letras – Habilitação em Francês. Somente Arquitetura não ofereceu vagas.

CONQUISTA – Logo na sua primeira tentativa, o estudante João Paulo, 18 anos, conquistou uma vaga em Medicina Veterinária através do Sisu. Ele seguia o processo seletivo seriado da UFRR, na sua terra natal, e foi bem modesto. “A minha nota foi média, em torno de 600 pontos. Lá para fora do Estado eu teria que ter conseguido uma pontuação bem maior”, ponderou.

O estudante Pedro Alencar, de 17 anos, havia sido aprovado para o curso de Música. Foi sua terceira vez no vestibular: ele fez o Enem como “treineiro”, depois tentou Direito. “O Sisu foi para mim a forma mais fácil de ingresso na Universidade. Nem precisei tentar vaga em outras cidades”, declarou.

Mas o mais animado era Ubirajara Uriel Pereira, 56 anos. Sua graduação como engenheiro eletrônico é de 1987.  Com a proximidade da sua terceira idade, ele se deu conta que uma nova graduação lhe ajudaria a continuar em atividade. “Esses trabalhos que nós fazemos nos tornam automáticos, sem criatividade”, comenta. Ao ser aprovado pelo Sisu na sua primeira tentativa, Ubirajara Pereira se orgulha.

“Eu nem estudei para o vestibular. Aproveitei o que eu sabia de quando fui professor de matemática e física, e de quando estudei para concurso. Se eu tivesse me preparado por pelo menos um mês, teria me saído melhor na ortografia dentro da redação”, comentou o engenheiro eletrônico, que também é de Roraima e não tentou cursar em outro local. (NW)

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.