Cotidiano

Maternidade recebe novos equipamentos

Segundo o Governo, os equipamentos auxiliarão os trabalhos da UTI neonatal da unidade

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal do Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN) passa a contar com novos equipamentos. Conforme o Governo do Estado, mais de R$ 51 mil foram utilizados na aquisição de seis aparelhos de fototerapia (para o tratamento de icterícia) e 14 oxímetros (para o teste do coraçãozinho). A unidade receberá também novos reanimadores, berços aquecidos e comuns, incubadoras, ressuscitadores e aparelhos para aferição de pressão e glicemia nos próximos dias.

Ainda segundo o Governo, os equipamentos de fototerapia, que serão instalados na unidade nos próximos dias, vão ser acrescidos aos que já existem na unidade. No ano passado foram adquiridos quatro aparelhos de fototerapia, e agora a unidade vai contar com um total de 10 equipamentos. Já os oxímetros de pulso estão sendo adquiridos agora.

A coordenadora-geral de Urgência e Emergência, Helenira Macedo, destacou que a manutenção predial e aquisição de equipamentos é uma prioridade nesta gestão. “O objetivo é investir no parque tecnológico das unidades, que estavam obsoletos, tendo em vista o pouco investimento no HMI nas gestões anteriores”, pontuou.

O exame de oximetria de pulso ou teste do coraçãozinho, como é mais conhecido, mede a oxigenação do sangue e dos batimentos cardíacos do recém-nascido com o uso de um aparelho chamado oxímetro. Ele é capaz de diagnosticar doenças graves no coração. Já a fototerapia trata a icterícia neonatal, doença que deixa o tom de pele amarelado e afeta grande parte dos recém-nascidos.

INVESTIMENTOS

Desde 2015, a gestão tem investido em novos equipamentos hospitalares para a maternidade. Só neste ano, a unidade recebeu aproximadamente 150 equipamentos novos, além de um aparelho de raio-X com sistema de revelação digital. O investimento foi de cerca de R$ 500 mil em equipamentos para atender o Centro de Parto Normal e a Emergência da maternidade, além da Casa da Gestante.

Os equipamentos adquiridos atendem às necessidades técnicas e de humanização do processo que envolve o antes, durante e o depois do parto. Entre os itens já adquiridos estão uma incubadora, reanimadores neonatais, sonares manuais e de mesa (equipamento usado para  monitoramento dos batimentos cardíacos fetais), desfibriladores, cardiotocógrafo (monitora o batimento cardíaco fetal, principalmente em gestações de alto risco), monitores, camas  PPP (pré-parto/parto/pós-parto), mesas ginecológicas, estetoscópios, berços específicos para uso hospitalar, cadeiras de rodas e para banho, dentre outros equipamentos.

Também foram adquiridos itens como armários, mesas auxiliares, longarinas, lixeiras, banquetas para parto humanizado, bolas para auxiliar no trabalho de parto, biombos, kits para nebulização, dentre vários outros.

Com informações do Governo do Estado.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.