Maternidade Nossa Senhora de Nazareth (Foto: Wenderson Cabral)
Maternidade Nossa Senhora de Nazareth (Foto: Wenderson Cabral)

O Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth recebeu parecer favorável do Ministério da Educação (MEC) para ser oficialmente reconhecido como hospital-escola e implantar, a partir de 2026, a primeira residência de enfermagem do estado de Roraima.

A aprovação autoriza o início dos programas de Residência em Enfermagem Obstétrica e Residência em Enfermagem Neonatal, em parceria com a UERR (Universidade Estadual de Roraima), marcando um avanço histórico para a formação em saúde no Estado.

O diretor-geral da maternidade, Manoel Roque, destacou a importância da iniciativa para a qualificação profissional e o fortalecimento da assistência em saúde no estado.

“Por ser enfermeiro obstetra, fico muito feliz com esse trabalho, que vem sendo somado para formar mais especialistas qualificados que permaneçam aqui no Estado de Roraima. São mais enfermeiros especialistas e mais oportunidades oferecidas pelo Governo de Roraima a esses profissionais que tanto batalham no dia a dia aqui na maternidade”, afirmou. 

Durante o processo de avaliação, o hospital recebeu, no dia 10 de dezembro, a visita técnica da Comissão Nacional de Residências Multiprofissionais em Saúde que analisou os cenários das práticas, onde os futuros residentes irão atuar. 

Segundo a avaliadora do MEC, Leda Santos, a maternidade demonstrou organização e maturidade institucional, atendendo aos critérios exigidos para a implantação dos programas de residência.

“Estou encantada com a organização da Maternidade e com a apropriação do funcionamento do programa de residência, tanto de Enfermagem Obstétrica quanto de Neonatologia”, ressaltou.

Segundo o coordenador do curso de Enfermagem da UERR e da Comissão de Residência Multiprofissional, professor Francisco Barros, a avaliação contemplou todos os fluxos assistenciais e formativos, desde o acolhimento da paciente até os cenários de maior complexidade.

“O espaço deve apresentar os requisitos mínimos, como infraestrutura adequada, equipamentos tecnológicos e protocolos que serão implementados durante a assistência. A necessidade da visita e da avaliação do local é justamente contemplar esses requisitos e verificar se tanto a UERR quanto a Maternidade conseguem ofertar esse cenário, esse campo de prática, para a formação dos futuros residentes”, explicou.