Cotidiano

Mais de R$ 1 milhão é destinado à compra de equipamentos para PcD

Novos equipamentos foram adquiridos como muletas, colchões, cadeiras de rodas motorizadas, manuais e para o banho; eles vão auxiliar na locomoção de pacientes da Capital e do Interior

Com o objetivo de garantir à pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida maior acessibilidade e mais autonomia para exercer os direitos de cidadania, foram comprados equipamentos para pacientes cadastrados no Programa de Atenção à Pessoa com Deficiência (PAPD). Ao todo, foram investidos cerca de R$ 1.932.398,00 para a compra de mais de 3,6 mil equipamentos. 

Foram comprados cadeiras de rodas motorizadas, manuais e para o banho, andador, tipoias, muletas, colchões casca de ovo e almofadas. Este material vai  auxiliar ainda mais na locomoção de pacientes da Capital e do Interior. A aquisição foi realizada pelo governo, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau ) e em parceria com o Programa “Viver sem Limites” da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência do Ministério da Saúde.

O secretário de Saúde, Leocádio Vasconcelos, destaca que a atenção a este público faz parte do planejamento de trabalho da pasta. “Temos tido o cuidado de manter o foco na atenção de todas as pessoas que precisam de cuidados na área de saúde, o que inclui a reabilitação motora também. E a garantia de acessibilidade faz parte desse cuidado, medida fundamental para a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, reforçou.

Entrega de cadeiras

A entrega dos equipamentos já começou, mas a partir de segunda-feira, 20, as cadeiras continuarão sendo entregues para adultos cadastrados no PAPD, que funciona no Núcleo Estadual de Reabilitação Física 5 de Outubro (NERF), localizado na Avenida Ataíde Teive, 6459, no bairro Nova Canaã.

A coordenadora Geral de Atenção Especializada, Cláudia Almeida, ressalta que a distribuição será iniciada após o levantamento de pacientes cadastrados no Programa.

“Para realizar o cadastro junto ao PAPD é preciso ir até a sede do NERF das 7h às 10h30 e das 13h às 16h30, tendo em mãos o RG, CPF, comprovante de residência e Cartão do SUS. É importante esclarecer que os interessados precisam estar atentos aos critérios de atendimento que são diferentes para cada item. A cadeira motorizada, por exemplo, será entregue para adultos em atendimento neurológico, sendo necessária a prescrição de um médico fisiatra, já a cadeira comum poderá ser solicitada por um médico ou fisioterapeuta”, enfatizou.