Cotidiano

Mais de 70 crianças foram identificadas em situação de trabalho infantil 

Segundo o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, dos 70 menores de idade registrados em situação de trabalho infantil, 49 deles são de nacionalidade venezuelana

Celebrado no dia 12 de junho, o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil chama a atenção para situações alarmantes vividas por crianças e adolescentes em Roraima.

Segundo os dados do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), cerca de 70 menores de idade foram identificados exercendo trabalho irregular nas ruas da Capital no primeiro quadrimestre de 2021.

Ainda conforme o Peti, das 70 crianças e adolescentes identificados em situação de trabalho infantil ou mendicância, 49 deles são de nacionalidade venezuelana, o que equivale à 70% dos dados dos primeiro quadrimestre de 2021.

No ano de 2020, foram registrados 108 casos de trabalho infantil, dos quais alguns foram encaminhados para as redes de proteção do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e Creas (Centro de Referência Especializado da Assistência Social), outros para os Conselhos Tutelares, Vara de Infância e Juventude e Ministério Público de Roraima.

A coordenadora do Peti, Sheyla Santana, informou que a forma de trabalho infantil mais identificada pelos profissionais do programa é de mendicância, na qual as crianças pedem dinheiro nos semáforos.

“Essa é a condição em que mais encontramos crianças e é também uma das piores, pois elas ficam expostas ao sol intenso, pedem por dinheiro e comida para toda família e ainda correm risco de se machucarem no trânsito”, afirmou.


No ano de 2020, foram registrados 108 casos de trabalho infantil (Foto: Diane Sampaio / FolhaBV)

Semana do Combate ao Trabalho Infantil

Em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, a Prefeitura Municipal de Boa Vista organizou uma semana de eventos de mobilizações para a causa, com blitz educativa, adesivaço, buscas ativas nos principais pontos de incidência de trabalho infantil e entrega de panfletos da ação, que iniciou nesta terça-feira, 08, e segue durante a semana.

De acordo com o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, a campanha para esta semana reforçará as ações de combate ao trabalho infantil para conscientizar a população sobre a causa.

“Nosso objetivo é sensibilizar e mostrar para a população e às famílias que permitem esse tipo de situação que o dever das crianças e dos adolescentes é brincar, estudar e se desenvolver para que tenham um futuro melhor”, informou.

Confira a programação da Semana:

09/06 (quarta-feira) – Blitz Educativa 
Em vários semáforos da Capital – 9h às 10h30 e 16h às 17h30

10/06 (quinta-feira) – Adesivaço
Av. Capitão Ene Garcês, em frente à Funasa na Praça do Ayrton Senna – 7h às 17h30.

11/06 (sexta-feira) – Buscas ativas nos principais pontos de incidência de trabalho infantil – 9h às 11h30.

12/06 (sábado) e 13/06 (domigo) – Entrega de panfletos 
Feira Livre do Pintolândia – Av. Pedro Aldemar Bantin – 7h às 11h.