Cotidiano

Mais de 36 mil alunos da rede municipal voltam à sala de aula na segunda-feira

Na próxima segunda-feira, 30, mais de 36 mil alunos matriculados nas 114 unidades da rede municipal de ensino retornam à sala de aula. Para as crianças das Casas Mãe e turmas de maternal das Creches Pró-Infância, o início das aulas será no dia 6 de fevereiro. Neste ano, foram disponibilizadas cinco mil novas vagas.

Em 2017, a rede contará com as 33 Casas Mãe, seis creches Pró-Infância, 58 escolas urbanas, cinco escolas rurais e 12 indígenas. Nas Casas Mãe, a demanda será de aproximadamente mil crianças, 200 a mais do que em 2016. Nas 24 turmas das creches Pró-Infância para crianças de 2 a 3 anos, serão 700 vagas. Isso quer dizer que aproximadamente 1,7 mil crianças receberão os primeiros estímulos pedagógicos por meio do Programa Família que Acolhe.

De acordo com a prefeita Teresa Surita (PMDB), os alunos terão suporte tecnológico, como o uso de tablets. “Mais um ano se inicia e esperamos cumprir todas as nossas metas. Os profissionais estão preparados para mais uma jornada de ensino e alfabetização. Nossos alunos vão continuar a usufruir de uma educação de qualidade, com o uso da tecnologia dos tablets, mesas pedagógicas, kits da lego e com todo o suporte e material didático do Instituto Alfa e Beto”, afirmou.

Serão 205 dias letivos. O calendário escolar define o início do ano letivo para o dia 30 de janeiro de 2017 e término para o dia 15 de dezembro de 2017. O primeiro semestre termina no dia 30 de junho, o segundo retorna no dia 17 de julho e finaliza no dia 15 de dezembro.

MATRÍCULAS – As solicitações de novas matrículas da Educação Infantil, Pré-Escola e Ensino Fundamental foram feitas por meio do Call Center, pelo número 0800 280 3536, e iniciaram dia 1º de dezembro de 2016, com término no dia a 24 do mesmo mês. De acordo com a prefeitura, não houve nenhum registro de problema referente ao funcionamento do Call Center.

O pai ou responsável que perdeu o período de matrícula deve comparecer na Coordenação de Matrículas da Secretaria Municipal de Educação, localizada na Rua Cecília Brasil, Centro, para que após o levantamento das vagas na rede seja feito o atendimento aos pedidos de acordo com as vagas remanescentes.

Conforme nota da Secretaria Municipal de Educação (SMEC), o levantamento das vagas preenchidas já está sendo realizado. “Isso se deve ao fato de que alguns pais ou responsáveis ainda não compareceram para efetivar a matrícula, o que pode ocorrer ainda no início das aulas”.

REFORMA – Atualmente 10 escolas estão passando por reformas, incluindo o Centro Municipal Integrado de Educação Especial. Ainda conforme a nota, os serviços consistem em revisão geral de elétrica e hidráulica, troca de telhados, reparos na estrutura, portas e janelas, além de pintura geral e algumas adaptações do prédio. A previsão é entregar reformadas algumas destas unidades ainda no primeiro semestre.

TRÂNSITO – A Superintendência Municipal de Transito (Smtran) também inicia na segunda-feira, 30, operação que visa orientar pais e responsáveis de alunos sobre os cuidados com o trânsito. Por 15 dias, agentes estarão na entrada das escolas municipais, dando instruções sobre questões como faixas de pedestres, uso de capacete (motocicletas), cintos de segurança e cadeirinhas (carros), limites de velocidade, entre outros temas. A primeira a ser atendida será a Escola Municipal Carmem Eugênia.

DENÚNCIAS – Alguns pais entraram em contato com a Folha para relatar um problema no funcionamento do Call Center. Segundo uma mãe de aluno, que preferiu não se identificar, o atendimento da central não estava funcionando perfeitamente. “Não consegui concluir a matrícula por telefone, tive que me deslocar até Secretaria de Educação para efetuar o procedimento. Foi um transtorno, mas no fim deu certo. Alguns outros pais também falaram que passaram pelo mesmo problema”, disse.

A Folha foi até a SMEC na manhã de ontem, 27, e conversou com a madrasta de um aluno da rede municipal de ensino. Pelo fato de ser servidora pública, ela preferiu não se identificar. “Fiz a ligação para a central algumas vezes, mas não completava. Às vezes apresentava algumas falhas. Por medo de perder a vaga do meu enteado, preferi vir até a secretaria. Nunca tinha tido esse tipo de problema. No ano passado consegui efetuar a matrícula por telefone sem nenhum problema. Não sei o que aconteceu esse ano”, relatou.

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