Cotidiano

Mais de 20 mil usuários já trocaram de operadora em Roraima

Mais de 20 mil usuários já trocaram de operadora em Roraima Mais de 20 mil usuários já trocaram de operadora em Roraima Mais de 20 mil usuários já trocaram de operadora em Roraima Mais de 20 mil usuários já trocaram de operadora em Roraima

Usuários de telefones fixos e móveis, no Brasil, realizaram 40,83 milhões de trocas de operadoras. A informação consta do balanço anual da Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom), entidade administradora da Portabilidade Numérica, divulgado esta semana, e refere-se ao período de início do serviço até o dia 31 de dezembro de 2017.

Em Roraima, desde que a portabilidade numérica foi implementada, desde fevereiro de 2009 até o dia 31 de dezembro de 2017, foram realizadas 20.090 transferências entre operadoras. Dessas, 5.610 (28%) para usuários de telefones fixos e 14.480 (72%) de telefones móveis.

Entre os meses de janeiro e dezembro do ano passado foram efetivadas, no Brasil, um total de 5,82 milhões de migrações entre operadoras fixas e entre operadoras móveis, de acordo com a Entidade Administradora da Portabilidade Numérica. A ABR Telecom registra que daquelas, 1,42 milhão (25%) de trocas foram solicitadas por usuários de telefones fixos e 4,39 milhões (75%) de telefones móveis.

Em Roraima, no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2017, foram efetivadas 4.350 migrações, sendo 974 (22,5%) na telefonia fixa e 3.350 (77,5%) na móvel.

Já as migrações entre operadoras de serviços telefônicos, no primeiro trimestre, entre outubro e dezembro, foram efetivadas 1.180 em Roraima. As solicitações de usuários de telefones fixos, nessas transferências, respondem por 165 (14%) migrações e as demandas realizadas no serviço móvel por 1.015 (86%).

MUDANÇA – O usuário de serviço telefônico que deseja realizar a portabilidade numérica deve procurar a operadora para onde ele quer migrar e fazer a solicitação. O regulamento da portabilidade numérica determina que, entre os critérios a serem atendidos para efetivar a migração, o solicitante deve informar a operadora de telefonia que recebe o pedido portando documentos pessoais e comprovar a titularidade da linha telefônica.

No Brasil, o modelo de portabilidade numérica determina que as migrações devem ser solicitadas dentro do mesmo serviço, de móvel para móvel ou fixo para fixo, e na área de abrangência do mesmo DDD e manter o número do telefone.

PRAZOS – O tempo de transferência para efetivação da portabilidade numérica é de três dias úteis ou após esta data, se o usuário desejar agendar. Para desistir da portabilidade numérica, o usuário tem dois dias úteis, após sua solicitação de transferência, para suspender o processo de migração.

CONSULTAS – Acompanhe o movimento de pedidos e efetivações de transferências da portabilidade numérica conforme o DDD e a data de início do serviço, pelo site da ABR Telecom http://www.abrtelecom.com.br.

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