Cotidiano

Mais de 1,7 mil detentos fazem provas do Encceja PPL para obter certificação

Os internos que conquistarem a aprovação no Encceja terão direito à certificação de Ensino Fundamental ou Ensino Médio e poderão obter remição de pena

Mais de 1,7 mil detentos fazem provas do Encceja PPL para obter certificação Mais de 1,7 mil detentos fazem provas do Encceja PPL para obter certificação Mais de 1,7 mil detentos fazem provas do Encceja PPL para obter certificação Mais de 1,7 mil detentos fazem provas do Encceja PPL para obter certificação
A aplicação ocorre em seis unidades prisionais do estado, entre elas a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc) e a Cadeia Pública Feminina de Boa Vista (CPFBV). (Foto: Divulgação/Sejuc)
A aplicação ocorre em seis unidades prisionais do estado, entre elas a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc) e a Cadeia Pública Feminina de Boa Vista (CPFBV). (Foto: Divulgação/Sejuc)

Mais de 1.700 internos em Roraima iniciaram nesta terça-feira, 29, a participação nas provas do Encceja PPL (Exame Nacional para Certificação de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade), que seguem até esta quarta-feira (30). A aplicação ocorre em seis unidades prisionais do estado, entre elas a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc) e a Cadeia Pública Feminina de Boa Vista (CPFBV).

Em 2024, o exame reúne 1.785 participantes, número que representa um aumento de 236,5% em relação a 2020. O Encceja, iniciativa do Ministério da Educação, oferece oportunidade para que jovens e adultos que não completaram os estudos na idade esperada possam retomar a formação. A avaliação é composta por quatro provas nas áreas de ciências da natureza, linguagens e códigos, ciências humanas, além de uma redação.

A organização dos exames contou com o apoio dos órgãos de administração prisional e socioeducativa, que indicaram as unidades participantes e os responsáveis pedagógicos para a inscrição dos candidatos. A divulgação dos gabaritos está prevista para 28 de outubro, enquanto o resultado final será divulgado em 23 de dezembro.

Remição de pena para internos aprovados

(Fotos: Divulgação/Sejuc)

Os internos que conquistarem a aprovação no Encceja terão direito à certificação de Ensino Fundamental ou Ensino Médio e poderão obter remição de pena. A redução varia conforme o nível de ensino concluído: são 177 dias de remição para o Ensino Fundamental e 133 para o Ensino Médio, conforme a Resolução 391/2022 do Conselho Nacional de Justiça.

Preparação para o Encceja PPL

A Secretaria da Justiça e Cidadania de Roraima (Sejuc) distribuiu apostilas preparatórias para os internos que se inscreveram no Encceja, em uma ação realizada em parceria com a Secretaria de Educação e Desporto (Seed). Segundo a secretária-adjunta da Justiça e Cidadania, Michelly Viau Fernandes, o objetivo foi proporcionar aos participantes uma chance de certificação, estimulando seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.