Cotidiano

Mais de 1,6 mil doses foram aplicadas em dia D em Boa Vista

Ação ocorreu no último sábado (15); número é maior que última campanha ocorrida há três anos, antes da pandemia

Na primeira campanha do “Dia D” de vacinação contra a Influenza, Boa Vista imunizou 1.695 pessoas contra a gripe, a maioria crianças e idosos. O número é quase o dobro da última campanha, ocorrida em 2019 (antes da pandemia de covid-19), quando cerca de mil doses foram aplicadas.

“Apesar do apagão de sábado que impediu continuarmos com o Dia D, consideramos o número positivo, pois a população saiu de casa para ir se vacinar em um dos pontos de vacinação abertos para essa campanha”, avaliou a diretora de Vigilância Epidemiológica, Thalita Siqueira.

A falta de energia de cinco horas no sábado, não comprometeu a conservação dos imunizantes, que precisam estar em baixa temperatura. De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Regiane Matos, a Coordenação Municipal de Imunização (CMI) estava com equipes preparadas para situações de emergência. “Mesmo após um dia intenso de campanha, a equipe do CMI se mobilizou para garantir a segurança dos nossos imunobiológicos”, ressaltou a secretária.

Para quem faz parte do grupo prioritário e não conseguiu se vacinar contra a Influenza, a campanha segue nas 32 UBSs com sala de vacina, até o dia 31 de maio. Confira a lista dos locais, clicando aqui, no site da prefeitura.

Quanto a vacina contra a covid-19 que foi oferecida durante o dia D, os dados ainda serão divulgados pelo CIMI. As doses contra a covid-19 também continuarão sendo disponibilizadas nas UBSs, para todas as faixas etárias.