Cotidiano

Mães cobram conclusão de obra de Centro destinado a crianças especiais

Dezenas de crianças especiais estão sem receber atendimento desde novembro do ano passado no Centro Integrado de Educação Especial, na Rua Paraíba, no bairro dos Estados, zona Norte da Capital. O local entrou em reforma em agosto do ano passado, mas as obras não foram concluídas no mês previsto, fevereiro deste ano.

A assistente social Elisângela Monção, que tem um filho de 7 anos com síndrome de Down, é mais uma que reclama do fato de o Centro ainda não ter voltado a tender. “Disseram que iriam voltar em janeiro, mas terminou o mês, entrou fevereiro, agora março e nada. Queremos uma resposta porque nossos filhos lá faziam terapia ocupacional e sessões com fonoaudiólogos, mas agora estão sem atendimento”, lamentou.

A obra de reforma do Centro está orçada em R$ 577.552,27, dinheiro federal do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A placa na frente do prédio indica que as obras começaram em agosto do ano passado e que deveriam ser concluídas em 180 dias, ou seja, seis meses depois, em fevereiro passado. Mas ontem pela manhã, alguns pedreiros ainda rebocavam uma parede. Outras salas também estavam em obra.

Pais das crianças especiais já procuraram o Ministério Público do Estado (MPRR) e protocolaram denúncia, mas até hoje aguardam resposta. A preocupação deles é com o calendário escolar municipal, que era cumprido em horário oposto ao do Centro.

“Nós vamos lá e a informação é que o Centro vai voltar a atender em breve, mas não dão data certa, enquanto nossos filhos ficam sem terapia ocupacional e fonoaudiólogo. Os profissionais de saúde do Centro já foram até transferidos para outras unidades. Queremos uma resposta por parte da prefeitura”, reivindicou a assistente social.

PREFEITURA – A Secretaria Municipal de Educação e Cultura informou, em nota, que devido à reforma na sede, o atendimento administrativo do Centro Municipal Integrado de Educação Especial, conhecido como Centrinho, está funcionando temporariamente nas dependências da Escola Municipal Professora Edsonina de Barros Villa, situada na Rua Amapá, nº 872, no bairro dos Estados.

Durante esse período, apenas os atendimentos de saúde estão suspensos. A secretaria ressaltou que o atendimento pedagógico está sendo realizado pelos profissionais do Centrinho diretamente nas unidades de ensino. “Assim que a obra for concluída, as atividades serão retomadas normalmente. A previsão é que a obra seja entregue em abril próximo”, frisou. (AJ)