Cotidiano

Mãe pede reprovação de filhos que estudam em escolas municipais

Segundo ela, mesmo com os recursos tecnológicos comprometidos, os filhos participam das aulas mas não conseguem acompanhar o conteúdo

A mãe de duas crianças de sete e dez anos de idade, estudantes da rede municipal de ensino, acionou a FolhaBV para reclamar da situação educacional dos filhos. Ela alega que os projetos de aulas remotas não foram suficientes para o aprendizado das crianças e pede a repetição do ano escolar ou ao menos uma aula de reforço aos estudantes.

Segundo ela, apesar de os filhos participarem das aulas remotas, mesmo com os recursos tecnológicos comprometidos, eles não estão conseguindo acompanhar o conteúdo dado e nem fazer todas as atividades.

Por isso, a mãe pede para que os filhos possam reprovar de ano e assim possam aprender o ensino que foi perdido no ano de 2020. Ou ainda, que uma aula de reforço seja ministrada, especialmente para os alunos do quinto ano que serão transferidos para o sexto ano, já na rede estadual de ensino.

“Fica complicado para mim que preciso trabalhar. Além disso, eu não consigo acompanhar o estudo deles sempre e nem tenho formação para ensinar o que eles não entendem. Sem contar que se eles pesquisarem na internet as respostas das atividades, não vão aprender nada”, desabafou a mãe.

A denunciante relata ainda que pede pela educação dos filhos por saber da importância dos estudos, especialmente, por ter tido dificuldades quando era criança. “Eu sei que com os estudos os meus filhos vão poder ter um futuro melhor. Mas eles não estão aprendendo nada. A Prefeitura sempre teve um ensino maravilhoso, mas com a pandemia deixou a desejar”, relatou.

APROVAÇÃO –  Segundo a Prefeitura de Boa Vista, o Conselho Municipal de Educação de Boa Vista validou o aproveitamento de 50% do Projeto ‘Aprendendo em Casa BV’ para o ano letivo 2020. Agora, das 800 horas mínimas exigidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a rede municipal de ensino precisará concluir apenas 336 horas.

Após a complementação da carga horária 2020 será aberto o Edital de Matrículas/2021, e na sequência, o início do ano letivo 2021. A promoção dos alunos para a série seguinte se dará mediante o cumprimento desta carga horária. Os alunos do 5° ano em 2020, após concluir todo o processo, receberão a transferência e poderão ingressar no 6° ano quando o edital de matrículas do Governo do Estado for lançado.

OUTRO LADO – Diante da situação, a reportagem entrou em contato com a Prefeitura Municipal de Boa Vista sobre o caso. Confira a nota na íntegra.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) esclarece que não procede a informação que todos os alunos da rede municipal de ensino serão aprovados de maneira automática em relação ao ano letivo 2020.

Quanto às perdas no aprendizado e no processo de alfabetização das crianças, enfatizamos que, nesse momento, mesmo diante de todas as dificuldades que todo recomeço impõe a comunidade escolar, toda a SMEC está engajada e não vem medindo esforços para garantir o resgate da aprendizagem de todos os alunos matriculados na rede municipal de ensino, de modo a minimizar todos os danos causados pela suspensão das aulas, devido a pandemia.

Enfatizamos ainda que, não só o município de Boa Vista, mas como todo o Brasil, busca soluções para recomeçar, no que se refere a educação. Esse é um momento atípico em todo mundo, e devido a pandemia, a prefeitura tem buscado fazer tudo que está ao alcance para se reinventar a cada dia, e conta com a ajuda dos pais nesse processo.

Com informações de Camilla Salustiano

Leia mais:

Conselho Municipal aceita aproveitamento de 50% das aulas online -…

;