Cotidiano

Mãe denuncia demora de troca em botton gastrotômico do filho de 2 anos

O primeiro pedido foi feito no fim de 2022 e desde então não há previsão para entrega

Carlos Gabriel da Silva Souza faz uso do botton gastrotômico desde que nasceu, há dois anos. Em outubro de 2022, o botton quebrou e precisava ser trocado. A família fez o pedido e até hoje aguarda a chegada. 

Carlos nasceu com dificuldade para respirar, necessitando de uma traqueostomia. Com isso, a alimentação via oral foi prejudicada, sendo necessário o uso do botton.

Enquanto isso, ele se alimenta por uma sonda provisória. Segundo a mãe de Carlos, a sonda não é ideal para ele. “Não tinha outro botton como o dele para ser substituído. Colocaram uma sonda que não é para o tamanho dele, que machuca e vaza o leite. Segundo o hospital, não tem o tamanho adequado”, disse Eduarda Souza, mãe de Carlos. 

Eduarda também afirmou que o primeiro pedido para a troca foi feito no começo de outubro e outro pedido na última semana. “Até agora a única resposta que temos da SAF é que já fizeram o pedido, mas nunca chega”, acrescentou. 

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde afirmou que “O botton de gastrostomia já foi comprado e a solicitação para entrega, encaminhada à empresa. Como se trata de uma sonda importada, o fornecedor tem até o dia 25 de junho para entregar o material à SMSA.

Mesmo com os processos administrativos sendo cumpridos dentro dos prazos estabelecidos, a gestão municipal pediu agilidade à empresa em disponibilizar a sonda o mais rápido possível. A gestão municipal reintegra que a saúde faz parte do quadro de prioridades da atual administração”.