Valéria Valentina, uma das novas auditoras fiscais empossada. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV).
Valéria Valentina, uma das novas auditoras fiscais empossada. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV).

Conciliar maternidade, estudos e as responsabilidades do dia a dia foi um dos principais desafios enfrentados por Valéria Valentina, uma das novas auditoras fiscais empossadas nesta segunda-feira (22), na Secretaria de Estado da Fazenda de Roraima (Sefaz-RR). 

Mãe de duas filhas pequenas e natural de Rondônia, Valéria está em Boa Vista há apenas 30 dias. Ela relata que a caminhada até o cargo exigiu organização do tempo, controle emocional e a superação do cansaço.

“A maternidade e a vida profissional exigem grande esforço, mas também proporcionam uma força interior imensa, que somente as mães compreendem plenamente”, afirmou.

Segundo a auditora, assumir o cargo representa mais do que uma conquista profissional. A intenção, segundo ela, é que as filhas compreendam que sonhos são possíveis quando há perseverança. 

“Ao assumir este cargo, quero que minhas filhas entendam que os sonhos são possíveis. É preciso acreditar, perseverar, ter coragem e seguir em frente. Esta posse representa a realização de um sonho, que encaro com grande responsabilidade, compromisso e desejo de contribuir de forma significativa”, finalizou.

“Às mulheres que querem seguir nessa carreira, desejo que mantenham a perseverança. A jornada pode ser desafiadora, mas com esforço contínuo, a vitória é possível”. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV).

Há apenas 30 dias vivendo em Boa Vista, a nova servidora afirma estar encantada com a cidade. “Embora eu já esteja familiarizada com a região Norte, esta cidade é especialmente encantadora. Tenho admirado a beleza e a qualidade de vida que ela oferece”, disse.

Outra história que marcou a solenidade foi a de Klinger Rodrigues, natural de Pernambuco, ele destacou que a aprovação e a posse são resultado de um longo período de dedicação aos estudos e de renúncias pessoais.

“A função de auditor fiscal não se limita à arrecadação de tributos, mas também à promoção da justiça fiscal, ao equilibrar a carga tributária e beneficiar a sociedade roraimense. É um concurso exigente, que demanda dedicação, disciplina e perseverança, mas que concretiza um propósito para quem escolhe essa carreira”, relata.

klinger Rodrigues, natural de Pernambuco é um dos novos auditores. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV).

O novo auditor acrescenta que este é um momento significativo, que trará benefícios diretos à sociedade roraimense. “Parabenizo todos os auditores fiscais e aos que aspiram seguir essa carreira, destaco o estudo como premissa fundamental”, completou.

As trajetórias de Valéria e Klinger, se encontraram durante a solenidade de posse de 20 novos auditores fiscais da Sefaz-RR, realizada nesta segunda-feira (22), no Palácio Senador Hélio Campos. Ao todo, 28 candidatos haviam sido nomeados, mas alguns desistiram da vaga, em razão da aprovação em outros concursos públicos.

O secretário da Sefaz-RR, coronel Freitas, explicou que a chegada dos novos servidores é estratégica para o funcionamento do órgão. 

Secretário da Sefaz-RR, coronel Freitas. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV).

“O auditor fiscal é um servidor essencial, com a prerrogativa de constituir o crédito tributário. A posse desses profissionais dará mais celeridade aos processos e permitirá a alocação em diversos postos de trabalho”, afirmou.

Durante a cerimônia, o governador Antonio Denarium, ressaltou que já nomeou cerca de 4 mil servidores concursados em Roraima. 

Governador Antonio Denarium, durante coletiva. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV).

“Hoje celebramos a nomeação de mais 20 auditores fiscais, que vão fortalecer a fiscalização tributária, beneficiar os contribuintes e aprimorar a gestão fiscal, com mais transparência e proximidade da população”, declarou.