Andressa Homero, mãe de Aylla, de 4 anos, que tem síndrome de Dravet(doença genética que provoca epilepsia grave na infância) e Transtorno do Espectro Autista (TEA) procurou a FolhaBV denunciando que a filha não estaria recebendo há mais de sete meses insumos essenciais fornecidos pela Superintendência de Assistência Farmacêutica (SAF).
Segundo a mãe, a criança se alimenta por gastrostomia, procedimento em que uma sonda é inserida diretamente no estômago para alimentação, medicamentos e água. Entre os itens que não estão sendo fornecidos, conforme a denunciante, estão os equipos (equipamentos usados na administração de medicamentos e nutrição), o leite especial Nutrini Energy Multi Fiber, fraldas e frascos.
A mãe da criança afirmou que, ao procurar a SAF em busca de esclarecimentos e previsão para a entrega dos insumos, foi informada de que os materiais só estão sendo fornecidos às famílias que recorreram à Justiça.
“Sou mãe de uma criança atípica que tem particularidades,minha filha depende desses insumos diariamente. Isso é uma falta de respeito com nossas crianças”, afirma.
Conforme a denunciante, outras mães que também procuraram à SAF relataram a mesma situação, sendo informadas de que não há previsão para a chegada do leite, dos equipos e dos frascos fornecidos pela instituição.
“Estamos há mais de sete meses sem receber fraldas, frascos, equipos e outros materiais essenciais fornecidos pela SAF. Isso é errado, além de evidenciar o descaso com as crianças que dependem de cuidados contínuos e materiais específicos”, finalizou Andressa.
O outro lado
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que a Superintendência de Assistência Farmacêutica (SAF) tem acompanhado o fornecimento dos insumos.
Segundo eles, os frascos já estão na unidade, sendo disponibilizados aos pacientes e as fraldas a partir desta quarta-feira, dia 22.
A entrega dos demais itens encontra-se também em andamento. A SAF reforça seu compromisso em garantir o fornecimento regular dos insumos e produtos destinados aos pacientes assistidos pelo sistema de saúde municipal.