Maria Ísis teve que ser internada novemente, pois a mãe não conseguiu comprar as medicações. (Foto: Arquivo Pessoal).
Maria Ísis teve que ser internada novemente, pois a mãe não conseguiu comprar as medicações. (Foto: Arquivo Pessoal).

Bruna Lorrane Lima de Santana, mãe da pequena Maria Ísis Pereira Lima, de apenas 8 meses, que enfrenta diversas doenças, entre elas uma deficiência muscular, criou uma campanha solidária para arrecadar recursos destinados à compra dos medicamentos Fludrocortisona, Dexfer e Losec, que não são padronizados na rede do Sistema Único de Saúde (SUS).

Mãe de gêmeas, Bruna conta que Maria Ísis foi diagnosticada com diversas condições de saúde, entre elas pseudoaldosteronismo secundário, causado por um defeito nos túbulos renais, hipotireoidismo congênito, hérnia inguinal e hérnia paraestomal. A bebê também tem microcefalia e perdeu metade do intestino grosso, o que a obriga a usar uma bolsa de ileostomia.

“Desde que ela nasceu, vivo no hospital com a Maria Ísis. No dia 25 deste mês, completa um ano que estou nessa luta com ela. Devido ao quadro de saúde dela, estou sem trabalhar, porque preciso me dedicar integralmente aos cuidados. Essas medicações, além de necessárias, são muito caras”, contou Bruna.

A mãe explica que os gastos com os medicamentos ultrapassam R$1000 mil reais por mês, valor que ela não tem condições de arcar sozinha.

“Ela precisa tomar três comprimidos por dia, então sempre acaba faltando, porque a quantidade que consigo comprar não é suficiente. São medicamentos encontrados nas farmácias, mas, devido ao alto custo, não tenho mais condições de adquiri-los”, relatou Bruna.

Além de Maria Ísis e da irmã gêmea, Maria Eloá, Bruna é mãe de mais três filhos. Emocionada, ela conta que passa longos períodos afastada das crianças por causa da saúde delicada de Maria Ísis.

Maria Ísis e sua irmã gêmea Maria Eloá. (Foto: Arquivo Pessoal).

“Sem poder trabalhar, estou com o aluguel, a conta de água e de luz atrasados, está bem complicado. Tem dias que choro muito, porque nunca imaginei passar por isso. O objetivo dessa vaquinha é justamente ajudar a Maria Ísis e também seus irmãos. Nenhuma mãe imagina que vai viver uma situação assim, é muito dolorido”, desabafou Bruna.

Atualmente, Maria Ísis está internada e sendo medicada com Sorcal, medicamento utilizado em casos de insuficiência renal. Segundo Bruna, a internação foi necessária porque ela não conseguiu comprar os outros remédios que a filha precisa tomar em casa.

“Os médicos já me informaram que a situação dela é grave e que, embora esteja sendo medicada no hospital, ela não pode ficar sem os outros medicamentos, pois o tratamento precisa ser contínuo”, esclareceu Bruna.

Destacou também que a filha recebe equipos, frascos e um leite específico pelo o governo e pelo o SUS, o medicamento levotiroxina que é um remédio para tireóide hipotiroidismo congênito.

“A Maria Ísis recebe esses auxílios, mas, infelizmente, não cobre tudo o que ela precisa. Em breve, ela terá que passar por uma cirurgia de urgência e, além de os remédios serem caros, é preciso tê-los em casa para garantir a alta dela e poder comprar novamente quando acabarem. Ela se alimenta por meio de sonda”, finaliza Bruna.

Os interessados em ajudar Maria Ísis podem fazer a contribuição pelo Pix, 083.418.923-24, em nome de Bruna Lorrane Lima de Santana.