O Linhão de Tucuruí, que vai conectar Roraima ao Sistema Interligado Nacional (SIN), poderá iniciar a operação em setembro, conforme aponta o painel de acompanhamento dos empreendimentos de transmissão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A liberação é a última etapa do licenciamento ambiental e permitirá o início do funcionamento da linha de transmissão, encerrando o isolamento elétrico do estado.
No relatório, a Licença de Operação está prevista para o dia 30 de agosto. Além disso, detalha que 96% das atividades já foram executadas e a previsão de término está marcada para 30 de setembro de 2025 – um atraso de mais de um ano em relação ao prazo legal, que era 17 de setembro de 2024.
Conforme informações do senador Dr. Hiran (PP-RR), que visitou os canteiros da obra no último dia 21, faltam apenas 50 quilômetros dos 715 km totais e a montagem de cinco torres das 1.390 para concluir a estrutura. O empreendimento compreende a linha de transmissão entre as subestações Engenheiro Lechuga (Manaus-AM), Equador (Rorainópolis-RR) e Boa Vista (Boa Vista-RR).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Impacto Econômico e Energético
Com um aporte de R$ 2,6 bilhões do Governo Federal, a interligação elétrica representa um avanço estratégico para o estado, atualmente isolado do sistema nacional de energia. A previsão é de que, com a conclusão das obras, o país economize mais de R$ 1 bilhão por ano, valor que será revertido na conta dos consumidores. O Linhão de Tucuruí vai gerar grande impacto.