Cotidiano

Lago dos Americanos é impróprio para banho

POLYANA GIRARDI

Colaboradora da Folha

Localizado num dos principais pontos de lazer da cidade, o Lago dos Americanos, no Parque Anauá, tem sido indevidamente usado para banhos. Conforme informações dadas à Folha, há pelo menos dois fins de semana seguidos banhistas são vistos no espaço cuja finalidade, de acordo com a Secretaria de Educação, é “ornamental”.

O funcionário de um dos quiosques em frente ao lago conta já ter visto pessoas tomando banho à noite no lago.

“São venezuelanos que não têm onde morar e usam o lago para tomar banho ou pegar água”, afirmou. Atualmente, não existem placas com informações sobre os riscos de utilizá-lo.

A Folha foi até o Lago dos Americanos e encontrou muito lixo no local, como sacolas plásticas, copos descartáveis e até fezes de animais próximos à água. Na areia branca que cobre metade dos arredores do lago, foram encontradas linhas soltas com cerol, uma espécie de pasta feita de vidro moído usada por quem empina pipa e que pode cortar a pele.

Segundo o infectologista Mauro Asato, é importante que as autoridades responsáveis verifiquem se há presença de caramujos africanos no lago.

“Os caramujos africanos podem transmitir várias doenças, como a meningite eosinofílica, que causa sérios danos ao sistema nervoso central do ser humano. A água parada também pode apresentar ambiente criadouro de larvas e em hipótese alguma deve ser ingerida, se não houver saneamento básico”, ressaltou.

ORNAMENTAÇÃO – Em nota, a Secretaria de Educação (Seed), por meio do Instituto de Desporto, responsável pela coordenação do Parque Anauá, informou que o Lago dos Americanos é um local ecológico e de preservação, sendo de finalidade apenas ornamental. Portanto, não são permitidos banhistas no local. Por essa razão, ainda de acordo com a nota, não há escala de bombeiros militares salva-vidas no lago.

O governo ainda ressalta que está trabalhando junto aos órgãos de fiscalização ações que visam alertar os visitantes do Parque Anauá quanto às restrições no Lago Americano.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.