Cotidiano

Justiça concede liminar que suspende lei que reduzia valor da taxa de esgoto

Lei estadual reduzia a tarifa de esgoto de 80% para 30%, o que também baixava o valor cobrado na conta de água pela Caerr

Justiça concede liminar que suspende lei que reduzia valor da taxa de esgoto Justiça concede liminar que suspende lei que reduzia valor da taxa de esgoto Justiça concede liminar que suspende lei que reduzia valor da taxa de esgoto Justiça concede liminar que suspende lei que reduzia valor da taxa de esgoto

O Tribunal de Justiça de Roraima (TJ-RR) concedeu liminar em favor da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caerr), suspendendo os efeitos da Lei 1.182, de 22 de maio de 2017, que reduzia a tarifa de esgoto de 80% para 30%.

Conforme voto do desembargador Almiro Padilha, a lei padece de vício de iniciativa e vício material, pois, conforme a Constituição do Estado de Roraima, em seus artigos 3º e 121º, cabe ao Poder Executivo e à concessionária dos serviços de fornecimento de água e esgoto definir valores de tarifas dos referidos serviços, e não à Assembleia Legislativa.

Segundo o procurador-geral do Estado, Claudio Belmino, “para além da violação flagrante ao regime constitucional”, destacam-se os prejuízos que seriam suportados pela Caerr em função da drástica redução da fonte de custeio, o que colocava em xeque a qualidade ou continuidade do serviço público.

“Importa frisar que a lei foi declarada inconstitucional não apenas em seu aspecto formal por vício de iniciativa, como também sob a ótica material, ao desconsiderar por completo a legislação nacionalmente unificada quanto ao modo de fixação de taxas de esgoto e definição de tarifas de serviços públicos disponibilizados sob regime de concessão”, enfatizou Belmiro.

Com a concessão da liminar, a lei perde os efeitos até que seja julgado o mérito da questão. O presidente da Caerr, Danque Esbell, disse que nenhuma companhia do País cobra taxa de 30% e quase metade das companhias cobram 100%.

“Ficamos aliviados com a coerência da Justiça, que está garantindo o bom funcionamento do sistema de esgotamento sanitário e fornecimento de água. A Caerr tem uma das menores tarifas de água do Brasil e oferece água de qualidade. Para pagar um menor valor de esgoto, basta que cada um busque economizar água, já que a taxa de esgoto tem como base o consumo de água”, disse.

O Governo do Estado informou que tem meta de até o fim de 2018 ampliar o sistema de esgoto, para que 93% da população tenha acesso a esse serviço essencial para a saúde pública e preservação do meio ambiente. Hoje, 64% dos bairros de Boa Vista são atendidos pelo serviço.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.