NO CENTENÁRIO

Jaguatirica é encontrada em quintal de casa e capturada pelo Ibama e Bombeiros; veja vídeo

Animal estava em uma árvore no bairro Centenário e foi contido com uso de tranquilizante e rede de contenção

Screenshot
Screenshot

Uma jaguatirica foi encontrada na manhã deste sábado (2) no quintal de uma casa no bairro Centenário, zona Oeste de Boa Vista. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR), o animal estava em uma árvore, a cerca de três metros de altura, quando a ocorrência foi registrada, às 9h19.

Conforme os militares, a jaguatirica estava deitada em um galho e não representava risco imediato de ataque. Por se tratar de um animal silvestre, o CBMRR acionou o apoio da Polícia Militar, por meio da Companhia Independente de Policiamento Ambiental (Cipa), além de uma equipe do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o diretor do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) e um veterinário.

(Foto: Divulgação)

A estratégia, de acordo com os bombeiros, foi se aproximar com uma escada e, com o suporte do veterinário, utilizar uma zarabatana para aplicar um tranquilizante no animal. Ainda conforme os relatos, a jaguatirica, ao ser atingida, se assustou e desceu rapidamente da árvore – o que já estava dentro do cenário previsto pelas guarnições.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Durante a descida, uma rede de contenção foi lançada sobre o animal, que já começava a apresentar sinais do efeito do tranquilizante. Com isso, a equipe conseguiu fazer a captura de forma segura.

Segundo os bombeiros, a jaguatirica foi colocada em uma gaiola apropriada do Ibama e transportada pela própria equipe do instituto. O animal deverá ser avaliado por especialistas, que vão definir os próximos passos quanto à destinação adequada.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.