Cotidiano

IPEM-RR fiscaliza produtos acima de 15kg e encontra irregularidades em embalagens

A operação garante que o produto que chega ao consumidor cumpra com as medidas destacadas na embalagem

ipem grandes massas

O Instituto de Pesos e Medidas de Roraima (IPEM-RR) iniciou a fase de fiscalização em labortatório de produtos qualificados como “Grandes Massas”, que são todos aqueles que possuem peso maior que 15kg, como materiais de construção e rações para animais.

O diretor técnico do IPEM, Jackson Medeiros, disse à Folha que os produtos foram recolhidos durante operação em comércios em todo o estado, entre os dias 1 e 15 de agosto. “Estivemos verificando produtos de material de construção, como argamassas, mas também rações, cimentos e até embalagens de produtos pet. Todo produto que tem na embalagem 15, 20 ou 30 quilos precisa ser conferido para garantir ao consumidor que está levando exatamente a quantidade indicada”, explicou.

Diretor técnico do IPEM, Jackson Medeiros (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)

Fiscalização do IPEM-RR

Ainda de acordo com o diretor, cerca de 77 produtos passaram pela pré-avaliação e quatro apresentaram irregularidades. A equipe encaminha para o laboratório, onde o produto passa por uma fiscalização mais rigorosa que deve ser finalizada nesta sexta-feira (22).

“Quando o material chega ao laboratório, nós entramos em contato com o fabricante, que é o real responsável pelo produto. Solicitamos um e-mail e enviamos o comunicado de perícia, geralmente em até 72 horas ou uma semana”, apontou Ronni Lima, gerente de pré-medidas do IPEM-RR.

A operação garante que o produto que chega ao consumidor cumpra com as medidas destacadas na embalagem. “Não tem como o cliente identificar o erro do produto na hora da compra. Esses desvios só são percebidos através de uma perícia feita em laboratório. Convidamos os fabricantes para acompanhar, mas participando ou não, a perícia será realizada e o resultado é único: ou aprovado ou reprovado”, completou Ronnie.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.