
Ocorreu na manhã desta quinta-feira (8), uma fiscalização com caminhoneiros que trafegavam pela BR-174. A ação foi uma parceria entre o Instituto de Pesos e Medidas (IPEM) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF-RR), e verificava a validade dos cronotacógrafos.
O cronotacógrafo registra a velocidade, a distância percorrida e o tempo de descanso dos motoristas de grandes veículos. A presidente do IPEM-RR, Isabella Dias, ressalta que o bom funcionamento do aparelho garante um serviço de qualidade e segurança no trânsito.
“Ele registra a velocidade que o veículo está, a distância percorrida, o tempo de descanso… A gente pode dizer que é como se fosse uma ‘caixa preta’ do caminhão, dos veículos de carga e veículos coletivos. Então, o IPEM tem que fazer a verificação metrológica desse equipamento”, afirmou a presidente.

Certificação e Validade dos Cronotacógrafos
Os aparelhos em bom funcionamento recebem um certificado válido por dois anos. O IPEM verifica a validade desse certificado e em caso de irregularidades, são tomadas as devidas providências administrativas.
Segundo Matheus Souto, a participação da PRF está associada a conscientização dos motoristas e das condições de trabalho. “Se não funcionar o equipamento, nós temos algumas infrações administrativas em que nós pedimos ao motorista que ele cumpra o descanso e nós damos um prazo a ele para que ele faça a regularização do aparelho. É sempre importante ressaltar que não é só a questão das atuações, nós temos uma parte educativa também de conversa com os motoristas para não só atuá-los, mas também mostrar a eles a importância do cumprimento da jornada de descanso”, contou.
