Cotidiano

Invasores são novamente retirados de área no Cidade Satélite

Segundo os invasores, a nova reintegração de posse está ocorrendo de forma violenta e as famílias estão sendo retirados à força

Após a Folha noticiar que centenas de invasores voltaram a ocupar uma área particular no bairro Cidade Satélite, na zona Oeste de Boa Vista, depois de uma reintegração de posse, fiscais da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur) e agentes da Guarda Civil Municipal retornaram ao local e estão fazendo a retirada de barracos construídos de forma irregular.

Os barracos improvisados feitos com madeira e lonas estão sendo destruídos por tratores da Prefeitura. Segundo os invasores, a nova reintegração de posse está ocorrendo de forma violenta e as famílias estão sendo retirados à força.

“Estamos em área privada e chegaram já metendo tiro de borracha para tudo quanto é lado e soltando os cachorros do Canil em cima da gente. Eles nem conversaram com a gente, já chegaram dando tiro para o pessoal sair correndo”, disse um dos ocupantes, Jobert Alvares.

Outra ocupante, Andreia dos Santos, relatou que pessoas estão feridas por conta dos tiros de balas de borrachas disparados por agentes da guarda municipal. “Tem um empresário que não tem nada a ver com o terreno se intrometendo e a prefeitura está limpado tudo, sendo que a área é particular”, afirmou.

PREFEITURA- A Secretaria de Segurança Urbana e Trânsito informa que a Guarda Civil Municipal (GCM) é responsável por garantir segurança dos agentes da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur) durante a retirada de invasores de áreas ocupadas de forma irregular, e não pode permitir que os servidores sejam alvos de violência durante a execução do trabalho.

Nas últimas ações de retirada dos invasores, que insistem em retornar para esta área do bairro Cidade Satélite, não houve resistência e a saída foi pacífica.

Na quarta-feira, 22, houve resistência durante desocupação. Os invasores passaram a lançar pedaços de madeira e pedras contra os guardas. Diante da situação, os guardas fizeram disparos de balas de borracha com um lançador (arma não letal) visando conter os invasores, que se recusaram a deixar o local de forma pacífica. No sábado também houve resistência durante desocupação.

A secretaria reforça que a GCM é uma instituição séria que possui o preparo específico para atuação nas suas atribuições e, que acima de tudo, preza pelo respeito e segurança das pessoas envolvidas nas ações na qual atua.

A Prefeitura de Boa Vista esclarece a Emhur é responsável pela disciplina da ocupação do solo urbano e, nessa condição, tem o dever imposto por lei de atuar no sentido de evitar o parcelamento irregular do solo e as invasões. Dando cumprimento ao dever, os fiscais da Emhur, em parceria com a Guarda Civil Municipal, fazem a retirada de barracos construídos de forma irregular (invasão) na área citada.

Sobre invasões na área urbana de Boa Vista, desde 2013, a Emhur tem concentrado esforços para manter a proteção das áreas de titularidade do município. Isso possibilitou que as tentativas de ocupações/invasões e de crescimento desordenado da cidade fossem combatidas e monitoradas pelos fiscais fundiários. A desocupação é uma medida adotada pela Prefeitura de Boa Vista para evitar que se criem aglomerados sem a menor condição de habitação. Invasão é crime previsto em lei.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.