Cotidiano

INSS começa a pagar a segunda parcela a beneficiários

Aposentados e pensionistas que ganham até um salário mínimo têm até o dia 5 de dezembro para receber

O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) iniciou o pagamento da segunda parcela do décimo terceiro salário aos aposentados e pensionistas da Previdência Social. Ao todo, 38.523 beneficiários roraimenses terão direito ao abono, que injetará na economia local cerca de 39 milhões de reais, R$ 14,4 bilhões em todo o País.
De acordo com a Previdência Social, o valor do abono será pago juntamente com o pagamento do mês de novembro. A Gratificação Natalina (como é conhecido o décimo terceiro salário) começa a ser repassada, inicialmente, para segurados que recebem até um salário mínimo e que possuem cartão com final 1, desconsiderando-se o dígito. Eles têm até o dia 5 de dezembro para retirar o abono. Já para aqueles que recebem acima disso, o valor será creditado a partir do dia 2 de dezembro.
O contracheque pode ser acessado no site www.previdencia.gov.br ou nos terminais de autoatendimento dos bancos em que o segurando recebe o benefício. Vale ressaltar que nesta segunda parcela é feito o desconto do Imposto de Renda (IR). Aposentados e pensionistas, em sua maioria, receberão 50% do valor do benefício. A exceção é para quem passou a receber o benefício depois de janeiro. Neste caso, o valor será calculado proporcionalmente. Os segurados que estão em auxílio-doença também recebem uma parcela menor que os 50%. Como esse benefício é temporário, o INSS calcula a antecipação proporcional ao período.
Regulamentada pelas Leis 4.090/62 e 4.749/65, a Gratificação Natalina obriga que empresas públicas e privadas repassem um salário extra a todo servidor que trabalhe com carteira assinada. De acordo com a lei, o pagamento deve ser feito em duas parcelas (sendo a primeira equivalente a 50% do valor ao que o empregado tem direito), a ser pago até o dia 30 de novembro de cada ano e a metade restante até o dia 20 de dezembro. 
A legislação prevê ainda que a primeira parcela não sofra qualquer desconto, cabendo fazê-lo na segunda parcela. A impossibilidade do pagamento do décimo terceiro salário em parcelas se constata, além dos aspectos apresentados a seguir, pela falta de previsão legal. A empresa, seja ela pública ou privada, que não pagar devidamente o benefício ao funcionário, na data pré-estabelecida pela lei, poderá receber uma multa no valor de R$ 170,25. Caso isso aconteça, o servidor poderá denunciar o caso na Delegacia Regional do Trabalho de sua cidade, onde receberá as informações necessárias de como proceder diante do problema.
EMPREGOS EM RORAIMA – De acordo com dados do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o primeiro semestre de 2014 foi positivo para a geração de empregos formais em Roraima. Foram 13.399 contratações contra 12.113 demissões, um saldo positivo de 1.260 novos postos de trabalho com carteira assinada.
PREFEITURA – A Prefeitura de Boa Vista informou que já iniciou o pagamento do décimo terceiro salário dos trabalhadores municipais. De acordo com nota enviada à Folha, a regularização do pagamento dos servidores foi uma das primeiras medidas adotadas pela administração da prefeita Teresa Surita. No início desse ano, o executivo municipal disponibilizou o calendário de pagamento para que os servidores acompanhem as datas de recebimento dos salários até o final do ano. A previsão é que a segunda parcela do abono trabalhista seja feita no dia 16 de dezembro. A nota não informou o quantitativo de servidores nem quanto será injetado na economia local.
GOVERNO – Por meio de nota, a Secretaria de Comunicação (Secom) informou que o pagamento do décimo terceiro aos servidores estaduais será creditado nas contas dentro do prazo legal, de acordo com o calendário anual do Governo de Roraima. A nota não disponibilizou a quantia que será injetada na economia local, já que a Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz) está em processo de construção da Folha de Pagamento de referido recurso. (M.L)

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.