Cotidiano

Inscrições para prêmio de produtividade seguem até o dia 15

Agricultores habilitados no Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio nas categorias Batata doce, Melancia e Melão ainda podem se inscrever

Os agricultores familiares interessados em participar do Prêmio PMDA Produtividade nas categorias Melancia, Batata doce e Melão devem se inscrever até dia 15 de dezembro nas cooperativas parceiras do Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA).

A Premiação é promovida pela Prefeitura de Boa Vista, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (Smaai), e tem como objetivo premiar e promover o trabalho dos agricultores que se destacaram durante todo o ciclo do PMDA 2019, por meio da inclusão socioprodutiva, apoio ao empreendedorismo, cooperativismo da agricultura familiar e economia solidária.

Alguns critérios previstos em edital, publicado no Diário oficial do Município nº 4916, deverão ser seguidos. Como, por exemplo, estar habilitado no PMDA e ser cooperado a uma das entidades parceiras. O edital também estará disponível nos locais de inscrição.

O prêmio terá as categorias de: Grãos Milho, Soja e Feijão, além das culturas: Batata-doce, Melancia e Melão. Os vencedores de cada modalidade ganharão uma viagem com passagem e hospedagem para uma feira nacional, onde participarão de palestras, visitas técnicas e uma vasta programação de conhecimento das tecnologias aplicadas no campo.

O secretário municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas, Marlon Buss, faz o convite aos agricultores para que participem do Prêmio.

“O PMDA Produtividade veio para comprovar o sucesso do trabalho da prefeitura no campo. Os vencedores serão homenageados junto com a prefeita Teresa Surita e irão nos acompanhar em uma nova viagem técnica, mais ampla, mais vocacionada para conhecermos as modernidades e atualizações que existem para atender a produção agrícola”, concluiu.

 O PMDA Produtividade avaliará a aplicação correta dos insumos de plantio e das técnicas de manejo de solo, bem como a qualidade da cultura dentro dos parâmetros estabelecidos no edital.

O agricultor familiar Josimar da Costa Araújo foi o vencedor da Categoria Batata Doce neste ano e já se inscreveu para o Prêmio no ano que vem.

“Eu conheci um lugar novo, a maior feira do Brasil, conversei com muitos agricultores e trouxe muito conhecimento. Hoje, estou plantando e produzindo ainda mais. Hoje estou inscrito na categoria Milho e faço o convite aos colegas agricultores para que participem, aproveitem essa oportunidade que a prefeitura está proporcionando, pois a viagem técnica é uma experiência e conhecimento para o resto da vida” comemorou.

A solenidade de premiação está prevista para o início de 2020 e a viagem técnica com os vencedores e a comitiva técnica da Smaai deverá ocorrer no mês de março.