Cotidiano

Inscrições para o ProUni começam na próxima terça-feira, 31

Seleção fica aberta até o dia 03 de fevereiro e resultado da primeira chamada será divulgado dia 06

Inscrições para o ProUni começam na próxima terça-feira, 31 Inscrições para o ProUni começam na próxima terça-feira, 31 Inscrições para o ProUni começam na próxima terça-feira, 31 Inscrições para o ProUni começam na próxima terça-feira, 31

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) serão abertas na próxima terça-feira, 31. Segundo o Ministério da Educação (MEC), serão oferecidas 214.110 bolsas no primeiro semestre deste ano.

Os interessados devem participar da seleção pelo site do programa até 23h59 (horário de Brasília) de 03 de fevereiro. O resultado da primeira chamada será divulgado em 06 de fevereiro; e o da segunda, em 20 de fevereiro. As informações estão disponíveis no edital publicado na quinta-feira, 26, no Diário Oficial da União (DOU).

O ProUni oferece bolsas de estudos integrais e parciais a estudantes de graduação e de cursos sequenciais de formação específica em instituições privadas de educação superior. As instituições que aderem ao programa recebem isenção de tributos.

Para participar, o candidato deve obedecer aos requisitos do programa no que diz respeito a renda familiar. No caso de bolsas integrais, o inscrito deve comprovar que a renda familiar bruta mensal per capita não excede o valor de um salário-mínimo e meio. Já nas bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal per capita não deve ser maior que três salários-mínimos.

Poderão se inscrever, apenas, candidatos que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 e que tenha cursado o ensino médio completo em escola pública ou como bolsista em instituição privada; seja pessoa com deficiência ou professor da rede pública. De 2005 ao segundo semestre de 2016, mais de 1,9 milhão de estudantes foram beneficiados pelo programa, sendo 70% com bolsas integrais.

 

SISU

Seguem até domingo, 29, as inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A prorrogação de prazo ocorre após candidatos relatarem problemas na hora de fazer cadastro. O resultado deverá ser liberado na segunda-feira, 30.

Até as 18 horas da quinta-feira, 26, 2.090.451 e candidatos registraram 4.033.178 inscrições, já que cada um pode escolher até duas opções de curso. Os requisitos para se inscrever no Sisu são ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado e não ter zerado a redação.

O MEC ainda reforçou que foram sanadas inconsistências encontradas no sistema, que dificultavam o acesso de candidatos das primeira e segunda aplicações. Qualquer problema pontual é preciso que o candidato entre em contato com o MEC por meio do 0800 61 61 61 ou pelo [email protected].

Com informações do Portal do Brasil. 

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.