
Na manhã desta quinta-feira (27), uma ação de retirada de indígenas que estavam ocupando uma área ao lado da Feira do Produtor, em Boa Vista, foi realizada pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).
A reportagem da FolhaBV esteve no local e tentou falar com representantes da Funai que não deu mais detalhes sobre a ação.
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), deu apoio logístico de transporte.


Uma feirante que não quis se identificar, comentou que a situação afeta a rotina de trabalho. Segundo ela, questões de higiene e segurança são as principais preocupações dos feirantes.

“É necessário que haja uma solução, porque, além da falta de higiene, tem a questão da segurança. Há uso de bebida, drogas, e as crianças indígenas ficam expostas, correndo perigo porque andam sem roupas na rua. Isso tudo atrapalha muito”, afirmou.

Outra feirante contou que esse problema impacta diretamente as vendas.“Atrapalha bastante, pois eles fazem as necessidades no meio da feira e o cheiro fica forte e dificulta até para a gente trabalhar. Além disso, às vezes eles mexem nas coisas, chegam a pegar produtos, e nós ficamos sem saber como agir”, disse.
O espaço que estava ocupado pelos indígenas apresentava acúmulo de lixo, restos de alimentos, fezes e forte odor de urina. No local, também havia imigrantes venezuelanos em situação de rua.



A reportagem entrou em contato com a Funai para obter mais informações sobre a ação e aguarda retorno.